Manual do Viajante

Truques para driblar os desconfortos do fuso horário

07/10/2017

Aqueles que viajam para o exterior provavelmente já sentiram aquela sensação forte de cansaço, insônia, dor de cabeça, irritação e até mesmo enjôo após uma longa viagem. Esse desconforto tem nome: Jet Lag, um transtorno temporário do sono que afeta nosso corpo quando mudamos de fuso horário. Confira as dicas de Giana Verde, gerente da CI Intercâmbio e Viagem, para driblar seus efeitos:
 

Abrace a mudança de fuso horário
Comece a preparar o corpo antes da viagem. "Se for viajar para um lugar com fuso horário para frente do seu, a dica é ir se acostumando a dormir mais cedo, para já se aproximar do horário do local em que vai ficar", diz Giana.

 

Preste atenção no horário de chegada
Sempre que possível, reserve voos que tenham o horário de chegada previsto durante o dia, para se adaptar ao horário local de forma mais simples. "Geralmente é muito mais fácil manter-se acordado até mais tarde do que tentar ir dormir quando está sem sono", constata a gerente.

Cuide da sua alimentação 
É importante tentar alinhar os horários das suas refeições com os horários locais, isso porque os alimentos podem alterar os nossos padrões de sono, principalmente se ingeridos em horas erradas ou diferentes do normal. Caso não dê para ignorar a fome por algumas horas, procure sempre opções mais leves.

 

Aproveite o Sol! 
O nosso corpo utiliza a luz, principalmente solar, como um indicativo de se está na hora de dormir ou não. Sendo assim, é importante se expor ao máximo durante o dia para ajudar o seu corpo a entender o novo fuso horário. "Durante a noite, evite usar celulares, computadores, tablets, televisão e luz em excesso", aconselha Giana.

 

Melatonina Sintética 
A melatonina é o hormônio responsável por ajudar o corpo a entender e estabelecer o ciclo de sono. Caso nada funcione, ainda existe a opção da melatonina sintética, que pode contribuir para o seu corpo entrar no ritmo e é vendida em farmácias de manipulação, com receita médica.