Destinos no Exterior

Ilha da Madeira: paraíso além mar

07/10/2017

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. 

Repleto de atrações para todos os perfis de turistas, o arquipélago tem só duas ilhas habitadas: Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. 

São inúmeras as possibilidades para desfrutar, tendo ao redor a vista das falésias e montanhas da costa. Ao sul da ilha, as águas mais tranquilas são perfeitas para a prática de esportes aquáticos. Para aqueles que preferem se aventurar por ondas gigantes, as praias de Jardim do Mar, Pául e Lugar de Baixo oferecem ótimas condições para surfar. No lado norte da ilha, os surfistas podem optar por destinos como São Vicente, Ribeira da Janela e Porto da Cruz. 

 

Fascinante vida marinha
Em um passeio de barco, saindo do porto da capital Funchal, as chances de se deparar com uma baleia ou um grupo de simpáticos golfinhos são certeiras, o que faz da atividade uma experiência inesquecível. Os mais aventureiros podem fazer snorkelling ou mergulhar em profundidades que chegam a 3 mil metros, além de nadar com algumas das 28 espécies de cetáceos que habitam os mares madeirenses. Há lugares populares, como a Reserva Natural do Garajau, na Madeira, além de recifes artificiais como os navios naufragados "Madeirense" e a "Corveta General D' Eça Pereira", em Porto Santo.

 

Roteiro histórico

A região foi descoberta pelos portugueses no século XV, legado que ficou registrado em diversos pontos como monumentos, museus, fortes e igrejas. Um passeio pelos pontos turísticos com viés histórico é parte fundamental de um bom roteiro. 

O centro histórico de Funchal, conhecido como "Zona Velha", é repleto de surpresas, com suas ruas estreitas e casinhas centenárias de grande valor arquitetônico. No coração da Zona Velha fica a Capela do Corpo Santo, uma construção que resiste ao tempo. A área possui ótimas opções de restaurantes e compras, além do projeto das portas pintadas, uma galeria de arte a céu aberto.

Outra característica interessante são as edificações de defesa voltadas para o Oceano Atlântico, como a Fortaleza de S. Tiago e os fortes de São João Baptista, de S. Fernando e de São Bento. Os museus também são uma ótima pedida para aqueles que desejam se aprofundar na história do arquipélago. 

Em Porto Santo é possível visitar a antiga residência do explorador Cristóvão Colombo transformada em museu. O ambiente recria com detalhes a casa onde o descobridor viveu, contendo retratos, mapas e outros itens antigos da época das navegações.