Simplesmente Vinho

Vinho Premium Medalla Real!

14/10/2017

Enoleitores,
Há alguns dias, encontramos com amigos, que nos receberam com uma garrafa do vinho chileno que sempre apreciei, o Medalla Real. Isso me incentivou a escrever, para que conheçam alguns vinhos da vinícola Santa Rita, uma das casas mais tradicionais daquele país. Fundada em 1808, pertence ao grupo Claro desde 1980, em uma parceria de  Don Ricardo Claro Valdés e a empresa Owens Illinois, que investiram em diferentes terroirs do território chileno e também argentino.

O grupo expandiu bastante e hoje além da Santa Rita, fazem parte a Viña Carmen, a Sur Andino, a Terra Andina e a Argentina Doña Paula, situada em Mendoza. 

Os vinhos Medalla Real são considerados como “Premiuns”, mas descreverei também o da linha “Triple C” .

Iniciarei pelo Triple C 2013, um tinto que me agradou, produzido no  Valle do Maipo, bem próximo aos pés da Cordilheira dos Andes, recebe este nome por ser um corte de três uvas que iniciam pela letra C: cabernet franc (65%), cabernet sauvignon (30%) e carménère (5%). Apresentava uma cor vermelho rubi violáceo, brilhante, aromas de frutas negras, especiarias, chocolate, baunilha;  no paladar, seco, acidez correta, taninos finos e macios, elegante, longo, deixando um sabor de fruta madura no final.

Vamos aos brancos. Provei e gostei do Medalla Real Gran Reserva sauvignon blanc 2015, do Vale do Leyda. Na cor, amarelo palha e reflexos verdeais; exalava frutas brancas, ervas e toque de maracujá; na boca, seco, fresco, elegante e longo, deixando o gostinho do maracujá . Também me agradou o Medalla Real Gran Reserva  Chardonnay 2015 , mostrava-se na coloração amarelo palha dourado, exalava frutas brancas e cítricas, abacaxi bem perceptível, toque mineral; no pálato, seco, acidez equilibrada, elegante, untuoso e longo, deixando o final de boca com sabor de baunilha.

Para finalizar,  vamos ao vinho que me inspirou a escrever esta semana, o Medalla Real Gran Reserva Carménère 2014. Apesar de particularmente não gostar desta uva, preferindo o cabernet sauvignon ou o merlot, admito que este estava muito bom, bem elaborado. Após a vinificação, ele descansa 17 meses em barricas de carvalho francês. 

Na tonalidade, vermelho rubi granada, brilhante; sentia-se aromas de frutas negras maduras, especiarias, toque herbáceo; no gustativo, seco, acidez correta , equilibrado, taninos finos, boa persistência e bom final de boca. 

Enoabraços e uma ótima semana para todos!