Em Off

Armênio Mendes

14/10/2017

Mais que o maior empreendedor da historia da Baixada Santista, a região perde um homem que é um exemplo para as futuras gerações. O Brasil vive tempos sombrios, de desemprego, corrupção e desesperança. Armênio Mendes, o português que adotou Santos como sua cidade, inspirava trabalho, fé e esperança.

Armênio amava a vida e lutou por ela até seus últimos dias. Pediu a Deus para viver um pouco mais, para poder finalizar novos projetos que geram emprego e renda para toda a região. Infelizmente a doença que o acometeu – um câncer decorrente de uma hepatite C – era muito grave e acabou provocando sua morte, precoce, para um homem que tinha muito ainda a oferecer para Santos e região.

Apesar de português de nascimento, Armênio retrata como poucos um país que todos os brasileiros de bem sonham em construir, onde o trabalho é a principal fonte de geração de riqueza e distribuição de renda. 

Começou a trabalhar aos 12 anos de idade, algo impensável no dias atuais, e construiu um verdadeiro império. Apesar de muito rico, jamais deixou de lado a humildade. Nessa memorável trajetória gerou milhares de empregos, e provou que é possível realizar sonhos por intermédio do trabalho duro e incansável.

Quem conheceu Armênio Mendes pôde vê-lo acompanhando e fiscalizando de perto obras que mudaram a cara de Santos, como shoppings, edifícios corporativos e o Mendes Convention Center, entre tantas que transformaram e impulsionaram a economia da cidade e região. Literalmente seus sapatos viviam sujos de barro, característica de quem participa de cada obra que faz. 

Sua história é impressionante: de menino pobre, que começou consertando bicicletas em Vicente de Carvalho, ao maior empreendedor da Baixada Santista. Sua paixão era produzir, deixar um legado de trabalho. Caberá a seus filhos dar continuidade a uma missão que não pode ter fim.

Santos e região devem muito a Armênio Mendes. Sua história de vida é um exemplo para os mais jovens. Para superar a imensa crise que o assola o país, estamos convencidos de que o Brasil precisa de mais gente com o espírito empreendedor e guerreiro de Armênio Mendes.