Em Off

Santos lidera ranking de eficiência do TCE

14/10/2017

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) colocou Santos em primeiro lugar no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), que mede a qualidade dos gastos e avalia as políticas e atividades públicas das gestões municipais. A avaliação leva em conta os dados dos 644 municípios paulistas. 

O levantamento foi dividido em sete indicadores (educação, saúde,  planejamento,  gestão fiscal,  meio ambiente,  proteção aos cidadãos e governança em tecnologia da informação),  analisados mediante o estudo de 230 quesitos. 

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, afirma que o resultado é consequência do empenho de todos os servidores públicos. “Foi um trabalho em equipe. A sociedade clama por eficiência e este resultado nos estimula a trabalhar ainda mais por projetos que realmente afetem a vida da população”.

Segundo ele, ações como o IEG-M são fundamentais para balizar as ações da administração. “A transparência é essencial e imprescindível. E, nos momentos de crise, eficiência é questão de sobrevivência na gestão pública”.

A segunda cidade da região mais bem colocada foi Praia Grande, com o 17º melhor desempenho.