Notícias

Outubro Rosa: Enfermagem da UNAERP Guarujá oferece atendimento gratuito

16/10/2017

No mês de outubro, intensificam-se as campanhas de orientação sobre o câncer de mama, e a UNAERP Guarujá está fazendo parte dessa mobilização. Às segundas-feiras, durante consultas de Enfermagem em Saúde da Mulher na Clínica da Universidade, as pacientes estão sendo orientadas sobre autoexame das mamas, além de fazerem o Papanicolau para prevenção do câncer de colo uterino. 

A esteticista Aparecida Fernandes Carvalho soube do atendimento e veio aproveitar pra fazer check-up total. “As meninas são ótimas, e está tudo ok graças a Deus. E as mulheres precisam se cuidar, pois isso (câncer) é muito sério.” A dona de casa Marlene Barros Gobatti também utilizou esse serviço da Clínica. “Todos aqui são atenciosos, a professora nos orienta bastante e aconselho a todas as mulheres não perderem essa oportunidade”.

Durante o atendimento, a equipe da Clínica realiza a consulta de Enfermagem, faz a coleta do preventivo (Papanicolau), realiza encaminhamentos para a rede de saúde quando necessário, e ensina as pacientes a fazerem o autoexame das mamas, um aliado na prevenção. “Orientamos a elas que façam o autoexame das mamas todo mês, de preferência após o fim da menstruação, buscando deformações ou alterações no formato dos seios ou ainda secreções pelos mamilos”, explica a professora doutora Mara Rúbia Ignácio de Freitas, docente responsável pelo atendimento. 

O serviço é gratuito, com vagas limitadas, e acontece às segundas-feiras, nos períodos da manhã (9 às 11h) e à tarde (14h às 17h). As interessadas devem fazer agendamento pelo telefone (13) 3398-1086. A Clínica de Enfermagem da UNAERP Guarujá fica na Av. Dom Pedro I, 3300, Enseada, Guarujá.