Santos

Cartórios terão horário estendido para cadastro biométrico

18/10/2017

De 23 a 27 de outubro os cartórios eleitorais santistas ampliarão o horário de atendimento, ficando abertos das 8h às 18h. Em dias normais, o atendimento é a partir das 12h. A iniciativa visa incentivar o atendimento da população para o cadastramento de identificação biométrica, que será obrigatória, em breve, em todos os municípios do País.

A identificação biométrica foi adotada pela Justiça Eleitoral para garantir ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Com um dispositivo colocado junto à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio de suas impressões digitais que ficam armazenadas no banco de dados da Justiça Eleitoral. 

Obrigatoriedade
O cadastramento já é obrigatório em 85 municípios do Estado, e em breve, de acordo com a Justiça Eleitoral, a lista das cidades onde a biometria é obrigatória será ampliada. Nos municípios com obrigatoriedade, quem não se apresentar à Justiça Eleitoral tem o título cancelado. 

A coleta de dados biométricos para o biênio 2017-2018 termina em março de 2018. O eleitor deve agendar p atendimento no site do TRE e comparecer ao cartório com documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência que tenha no máximo três meses de emissão e título eleitoral, caso possua.  

Para fazer a identificação biométrica, os eleitores devem comparecer ao Cartório Eleitoral responsável pelo bairro de sua residência. Confira os endereços dos cartórios em Santos:
 

118ª Zona Eleitoral – Rua Amador Bueno, 63, Centro. É responsável pelos eleitores que moram nos bairros do Centro, Vila Mathias, Encruzilhada, Morros e Zona Noroeste. 
 

272ª Zona Eleitoral – Rua Vereador Henrique Soller, 279, Ponta da Praia. – Ponta da Praia, Aparecida, Estuário, Embaré, Macuco e município de Bertioga. 
 

279ª Zona Eleitoral – Avenida Bernardino de Campos, 99, Vila Belmiro. – Boqueirão, Gonzaga, Pompeia, José Menino, Morro José Menino, Morro Santa Terezinha, Morro Marapé, Marapé, Campo Grande e Vila Belmiro.