Datas Comemorativas

Você realmente conhece o Boqueirão?

21/10/2017

No dia 25 de outubro, a lei que oficializou o Boqueirão como bairro completa 57 anos. No entanto, a história desta região é bem mais antiga e se confunde com a própria trajetória da cidade. Lugar de muitas particularidades, O Boqueirão tem aspectos pouco conhecidos até mesmo por quem vive ou trabalha nele há muito tempo. Você acha que sabe tudo sobre o bairro? Teste seus conhecimentos: 

 

1. Quantas lojas tem o Super Centro Boqueirão:


60
80
96
140

 

2. Qual foi a primeira via do bairro?
Conselheiro Nébias
Lobo Vianna
Oswaldo Cruz
Governador Pedro de Toledo/Epitácio Pessoa

 

3. Qual prédio passou por ousada obra de engenharia e foi reaprumado (desentortado)?
Núncio Malzoni  (Avenida Bartolomeu de Gusmão, 17)
Excelsior (Torto), avenida da praia esquina com canal 4
Parque Verde Mar, do arquiteto Artacho Jurado.
Pinacoteca Benedicto Calixto

 

4. O que havia no quadrilátero compreendido pela Avenida Conselheiro Nébias, a avenida da praia, a rua Governador Pedro de Toledo e o canal 3?
Uma plantação de bananas
Um orquidário
Um hipódromo
Campos de futebol

 

5. O que havia no terreno onde hoje está o edifício Santo Domingo, na esquina da avenida da praia com Conselheiro Nébias?
A mansão onde viveu o poeta Vicente de Carvalho
A residência da cronista Lydia Federici
O primeiro centro de treinamento do Santos FC
Um clube social

 

6. Hoje com cerca de 40 mil habitantes, quantos moradores o Boqueirão tinha em 1970?
2.500
8.200
12.000
20.000

 

7. Quem construiu o casarão onde hoje está a Pinacoteca Benedicto Calixto?


Carlos Caldeira, que foi prefeito de Santos e proprietário do jornal Cidade de Santos
Um alemão que trabalhava com couro
Um sobrinho do pintor Benedicto Calixto
Um barão do café
 

Respostas:

1. Fundado em 15 de setembro de 1965, o local inicialmente foi concebido com 205 espaços de 3,5 m de frente, mas alguns foram aglutinados. Atualmente, há 140 estabelecimentos de vários ramos comerciais e serviços. Com 5,5 ml m² de área construída, é considerado o primeiro centro comercial da América Latina. 

2. Em 1845, foi concluído o Caminho Velho da Barra, que ligava o Centro da cidade até a praia, que começava na atual rua Braz Cubaz, seguia a Rua Luis de Camões, atravessava a Rua Otaviana (hoje Avenida Conselheiro Nébias) e seguia o traçado da atual Rua Oswaldo Cruz.

3. Com o uso de 60 macacos hidráulicos e construção de novas pilastras, o Núncio Malzone deixou de ter uma inclinação de 2,1 metros. O prédio, construído em 1967 com fundação de apenas 1,5 metro, foi desentortado em 2001.

4. Em uma área de 22 metros quadrados, o comendador Julio Conceição criou o Parque Indígena, onde cultivava orquídeas de diversas procedências (mais de 90 mil mudas), além de outras espécies vegetais tipicamente brasileiras. Recebeu visitas ilustres como as de Ruy Barbosa e de Herbert Hoover, antes de se tornar presidente dos Estados Unidos.. Julio Conceição faleceu em 1938 e em 1944, a Prefeitura comprou o acervo de plantas e construiu o Orquidário municipal, no José Menino.

5. Inaugurado em a 12 de janeiro de 1896, o Miramar era conhecido por sediar os mais badalados bailes de carnaval, com suas batalhas de confete, e grandes apresentações musicais, como o tenor italiano Enrico Caruso e o cantor argentino de tango Carlos Gardel.

6. O Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o bairro possuía 20.008 moradores em 1970.

7. Em 1908, o alemão Anton Carl Dick, proprietário do curtume na região, construiu o palacete, no terreno de 6,6 mil metros quadrados. Viveu no local apenas três anos e o vendeu para o português Francisco da Costa Pires, um exportador de café. Depois, o imóvel abrigou o Asilo dos Inválidos, residência de uma família, pensionato de moças e chegou a ser um cortiço. O casarão foi declarado de utilizdade pública em 1979, pelo então prefeito Carlos Caldeira Filho, mas a decisão de sediar a pinacoteca só foi tomada em 1986 e a inauguração, em 1992.