Destinos no Exterior

Nas trilhas do Whisky do Tenessee

21/10/2017

Conhecido pelo seu cenário musical diversificado, o estado americano do Tennessee está repleto de riquezas históricas e arquitetônicas, natureza intocada, incluindo florestas, montanhas e rios em seus mais de 109 mil km² de extensão. E, entre as muitas atrações, estão as lendárias destilarias, um passeio que agrada os apreciadores de um bom whisky e, também, quem curtem boa música e gastronomia.

O Bourbon é o whisky mais famoso e se transformou numa marca registrada do país. O nome vem de um condado em Kentucky estabelecido em 1.785, quando o estado ainda fazia parte da Virgínia. Como os barris desse condado carregavam estampado o nome "Bourbon County", o termo 'Bourbon' logo se popularizou, virando um sinônimo para o destilado. Das marcas famosas há o Jack Daniel's, Woodford Reserve, Jim Beam e o Maker's Mark. A maioria das destilarias recebe visitação, quando os turistas podem conhecer um pouco mais sobre o processo de fabricação.  
 

Memphis – A dica é experimentar o artesanal whisky da Destilaria Old Dominick, fundada em 1920, e ir na Beale Street, onde tem um grande número de bares com música ao vivo, um ótimo jeito para conhecer a personalidade do local. E uma vez lá, vale conhecer Graceland, o lugar que Elvis Presley costumava chamar de casa, e visitar o Memphis Museu de Rock & Soul para saber mais sobre a cultura musical. Ainda pode-se conhecer a fábrica das famosíssimas guitarras Gibson, produzidas à mão. 

 

Nashville – A cidade da música tem a casa de shows Grand Ole Opry, o Country Music Hall of Fame e o Museu do Johnny Cash. No Honky Tonk Row é possível escutar de tudo, do estilo country ao jazz. Em Marathon Village fica a Nelson's Green Brier Distillery, a mais antiga destilaria familiar do século XVIII. Outras bem conhecidas são a Old Glory Distilling Co. e a Nashville Craft Distillery, a mais nova destilaria da cidade  no moderno bairro de Wedgewood-Houston.

 
Knoxville – Na Rodovia I-40 para Knoxville localiza-se a Jug Creek Distillery, cujo processo é todo feito à mão, até o engarrafamento. Na próxima destilaria, a Short Mountain Distillery, o whisky é orgânico e tem o autêntico Tennessee Moonshine (aguardente). No centro de Knoxville,  o Knox Whiskey Works merece uma visita para degustar drinks e experimentar o Old City Heirloom Corn Whisky, que já ganhou vários prêmios. Descendo a rua está o Post Modern Distilling, uma destilaria inovadora no histórico Jackson Terminal, onde servem drinks inimagináveis.