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Campanha de papel higiênico preto revolta internautas por usar slogan de movimento negro

24/10/2017

Após a divulgação de um novo produto, um papel higiênico de cor preta, a marca Personal, que pertence à Santher – Fábrica de Papel Santa Therezinha S/A, está sendo acusada de racismo por usar como slogan "Black is beautiful", símbolo do movimento negro mundial.


A hastag #blackisbeautiful foi lançada nesta segunda-feira (23) pela agência Neogama, com a atriz Marina Ruy Barbosa como garota-propaganda. 

Em nota, a Personal afirma que "a cor (preta) sempre foi considerada ícone de estilo e refinamento nos universos de luxo e da moda e que a campanha reflete essa integração de cor e sofisticação".

A expressão surgiu na década de 60, nos Estados Unidos, em um momento em que a comunidade afro-americana lutava por direitos civis básicos. Lutava ainda contra a violência racista cometida pelo sistema político em vigor no país, que matava – e ainda mata – jovens negros e pobres. Por fim, exaltava a beleza e a natureza negra, que era considerada vulgar e feia.

As redes sociais foram inundadas de críticas à campanha. Até o momento, a Personal não se manifestou.