Casa e Decoração

Como fazer um terrário?

04/04/2023
Como fazer um terrário? | Jornal da Orla

Pequenos jardins, os terrários trazem vida para a casa ou escritório de forma muito particular, pois podem ser colocados em vasos, caixas, potes de vidros, canecas ou onde a criatividade mandar! As plantas suculentas são ideais para este mini jardim, pois armazenam água e possuem manutenção simples. Com pouca habilidade em jardinagem, é possível montar um terrário, que vai bem em qualquer ambiente. Confira dicas para fazer o seu:

Quais materiais usar?
O primeiro passo para montar um mini jardim é escolher a peça que irá servir de vaso. Pode ser um cachepô de vidro, um pote. Use a criatividade! Existem terrários montados até mesmo em lâmpadas usadas. Pedras específicas para vasos de plantas, carvão vegetal (que será utilizado para evitar o apodrecimento das raízes), terra, mudas de suculentas, luvas, tesouras, pá de jardinagem são os itens fundamentais. Outros como musgo e itens decorativos são opcionais.

Como fazer um terrário?
Lave a peça escolhida e cubra o fundo com pedras. Coloque uma camada de carvão vegetal, que evita a proliferação de bactérias, fungos e cheiros no seu jardim, e adicione a terra.

Ao preparar a muda de suculenta, observe a raiz da planta: se for muito longa, corte um pouco. Cave um espaço na terra para colocar a muda. Os itens decorativos podem ser colocados neste momento.

Dependendo das mudas escolhidas para o terrário, a rega pode ser feita uma vez por semana. Escolha um local especial da casa e enfeite com seu pequeno jardim!

LEIA TAMBÉM

Tenha um jardim particular na sua varanda