Simplesmente Vinho

Víndima no Ribeiro Santo

28/10/2017

Enoleitores,
Estamos retornando de Portugal, onde passamos por locais onde nosso coração bate mais forte, nas aldeias e cidades do interior, participando da elaboração de nosso sagrado vinho, vivenciando seu nascimento ainda nas videiras, catando as uvas nos pés. Nas vindimas, festejamos  e celebramos a nova safra a ser elaborada, participamos de eventos de apresentação de novos vinhos, torcemos por premiações,  visitamos diversas regiões produtoras, incluindo algumas quintas onde participamos do início do processo de vinificação de diferentes vinhos e pudemos estar próximos aos enólogos, esclarecendo dúvidas e aprendendo "in loco" , um "bocadinho" deste rico universo. 

Fomos primeiramente a Viseu, onde a colheita ainda estava sendo finalizada em Carrregal do Sal, mais precisamente nos jardins da Magnum Wines, que pertence à Quinta do Ribeiro Santo. A convite do enólogo Carlos Lucas, colhemos uvas e participamos, com cerca de 200 convidados, não apenas em Portugal, mas vindos de diferentes locais do mundo, de uma festa tipicamente regional, onde os convidados vestiam (literalmente) a camisa da Quinta do Ribeiro Santo (este ano na cor vermelha), recebiam um chapéu de palha e tesouras para cortar colhendo os últimos cachos de 2017. 

Após o mutirão festivo,  saímos do campo e  fomos recebidos amavelmente pelo Carlos Lucas e sua Cristina, que permitiu ficar muito à vontade, animados por  um conjunto tipicamente português. Pudemos degustar os mais diversos vinhos de sua produção não apenas do Dão, mas do Douro e do Alentejo, e aperitivar, entre tantas delícias, o famoso queijo da Serra da Estrela com doce de marmelo e o presunto Serrano. 

O almoço foi um saboroso arroz de feijão, acompanhado de um leitão no rolete, muito bem harmonizados aos vinhos. Cada comensal podia escolher qual deles lhes seria melhor opção. Entre tantos, destaco o Ribeiro Santo espumante bruto, que ficou muito bom com as entradas, o Ribeiro Santo Pinha rose 2015, o Jardim da Estrela  Branco 2015, o Ribeiro Santo encruzado 2016 (que entre os brancos casou muito bem com o leitão), o Ribeiro Santo tinto reserva 2009 (outra boa combinação com o leitão), o  Tom de Baton tinto 2014, o Maria Mora tinto 2015, o Baton tinto 2013 e o Ribeiro Santo Automático tinto 2014 , entre tantos outros a se descobrir.  

A sobremesa foi um sucesso! Imaginem um buffet de diversos doces e tortas regionais para a gente conhecer e recordar. A seguir veio uma dupla folclórica denominados Serafim e Serafina, que alegraram com algumas piadas, revezadas com antigas cantigas conhecidas. Realmente, uma festa inesquecível! Foi um importante evento para a região, coberto pelas mídias de jornal e televisão portugueses. 

A participação em uma vindima é uma das coisa que realmente vale a pena se conhecer. Eu aproveito para agradecer ao nosso amigo Lucas, por ter nos permitido essa experiência única, organizada com elegância e maestria por quem sabe muito bem receber as pessoas. Esta lembrança, com certeza, me acompanhará sempre! 

Enoabraços e uma ótima semana!