Geral

Senac Santos prepara profissionais para atuar no mercado de cerveja e café

30/10/2017

Dados de mercado indicam que a alimentação fora do lar é um hábito que segue fortalecido no país. Segundo a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor representa hoje 2,17% do PIB brasileiro. Já a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) destaca que o segmento cresce a uma média anual de 14,2%. Neste contexto, aumentam as exigências do mercado em relação à capacitação profissional voltada ao setor. 

Atento a essas demandas, o Senac Santos oferta cursos que visam preparar pessoas interessadas em atuar no segmento da alimentação.

A unidade está com inscrições abertas para dois cursos de curta duração com início em novembro. O Básico em Cervejas, que começa em 18/11, abrange desde a história e os conceitos relacionados à produção da bebida, até a degustação e as noções de serviços e harmonização. 

O outro curso é o Formação de Barista: preparo e serviço de café, com início em 21/11, cujo programa coloca o aluno em contato com os mais importantes temas relacionados ao assunto, incluindo torra de grãos e regulagem de moinho, formas de preparo da bebida, análise sensorial, operação de máquina e utilização de materiais, tendências e inovações no serviço de café, entre outros assuntos. 

“Estes são dois nichos de mercado muito relevantes na atualidade. O consumo de cafés gourmet, por exemplo, cresceu 13% no último ano. Já o segmento de cervejas responde por cerca de 2% do PIB do país*. Nesse sentido, nossa oferta de cursos vem ao encontro das necessidades do mercado e visa contribuir para a formação de profissionais cada vez mais preparados para atuarem nesse setor”, declara Rita de Cássia Coimbra, gerente do Senac Santos. 

Interessados em ingressar nos cursos Básico em Cervejas e Formação de Barista: preparo e serviço de café devem ter idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. As inscrições podem ser feitas pelo Portal Senac ou presencialmente na unidade (Avenida Conselheiro Nébias, 309 – Vila Mathias).