Simplesmente Vinho

Envelope, o ‘debut” dos Borgonhas do Dão!

04/11/2017

Enoleitores,
Dando sequência a viagem às vindimas em Portugal, fomos convidados a um evento muito elegante, uma noite especial, a IV Gala das Vindimas da Quinta do Ribeiro Santo, no imponente Solar do Vinho do Dão, um antigo palácio, em Viseu.

A noite começou muito agradável nos jardins iluminados, onde fomos recebidos por um coquetel acompanhado dos vinhos elaborados pelo enólogo Carlos Lucas,  ao som de músicas portuguesas até a entrada do Coro Misto Mozart, formado por jovens da região, que a todos encantou.

Num encontro que reuniu cerca de 120 pessoas, entre clientes nacionais e internacionais, personalidades da região e imprensa, seguiu-se um jantar supimpa, quando Lucas apresentou seus novos vinhos, os Envelope, um branco e um tinto, o ponto alto da noite! 

Fiquei muito bem impressionada com a elegância destes vinhos, ao estilo dos bons borgonhas! E, surpreendeu-me como as uvas do Dão podem originar vinhos tão elegantes, numa região em que até algum tempo atrás era conhecida como produtora de vinhos rústicos e tânicos.

A paixão deste enólogo por estas terras, encontra-se expressas em grandes vinhos como o Ribeiro Santo Vinha da Neve Branco e Tinto, o Carlos Lucas 20 anos tinto, o Quinta da Alameda Reserva Especial Tinto, o Pedro e Ines Branco e Tinto, entre tantos outros deliciosos….

Foi-nos apresentado e servido primeiro o Envelope Branco 2016 , elaborado com a uva encruzado colhida em 2016 , foi elaborado pelo processo conhecido como "sur lies" , permitindo ao vinho ficar fermentando  por mais tempo , em contato com as leveduras e cascas, as chamadas borras; depois amadureceu em barricas de carvalho francês, aliada a técnica da batonage, que consiste em mexer periodicamente , areando o vinho que descansa nas barricas. O resultado foi um vinho amarelo palha com reflexos dourados, apresentava lágrimas; no nariz, um mineral se sobressaía aliado ao aroma de frutas brancas maduras; na boca, seco, ótima acidez, equilibrado, untuoso, elegante e longo, deixando um final de boca mineral bem presente. Com certeza, um grande vinho. 

O Envelope  2015 Tinto, um corte de touriga nacional, alfrocheiro, tinta roriz e tinto cão, uvas regionais do Dão e Douro unidas que geraram um vinho elegante e no estilo dos belos borgonhas. Apresentava a cor vermelho rubi granada, leve transparência, brilho; aromas de frutas vermelhas como framboesa, especiarias; no gustativo, seco, acidez correta, elegante, equilibrado, longo, deixando na boca uma fruta em compota.
Estes vinhos me agradaram tanto pela sutileza e elegância como pela persistência de sabor. 

Neste momento em que compartilho com vocês estas boas novidades, fico pensando em quando terei o prazer de bebê-los novamente, pois estão chegando agora no mercado português. Imaginem no Brasil…  Será que teremos acesso a eles ou nos resta contentarmos em beber nas viagens à terrinha, ou trazê-los dentro das malas?

Enoabraços e uma ótima semana a todos!