Notícias

Mostra fotográfica registra a identidade do povo brasileiro

06/11/2017

Viabilizada com recursos captados por meio do Programa de Apoio à Cultura (ProAC), a exposição Retratos Brasileiros: São Paulo chega a Santos nesta quinta-feira (9).  

O evento de abertura ocorre às 19h, na Galeria de Arte Braz Cubas (2º piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão), com a presença do idealizador e fotógrafo do projeto, Tomás Cajueiro, que participa de bate-papo sobre a experiência de fotografar brasileiros nas 17 cidades do estado por onde o projeto viajou este ano.  

A exibição pode ser visitada até o dia 30, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. O Centro de Cultura Patrícia Galvão fica na Av. Sen. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. A entrada é gratuita. 

Edição especial, a mostra realizada pelo interior de São Paulo, vem da ideia do projeto Retratos Brasileiros, que viaja o Brasil e o mundo desde 2014 registrando cidadãos comuns em busca da identidade nacional. Neste ano cerca de 1600 pessoas foram fotografadas.  

As imagens são acompanhadas de relatos dos personagens, que juntos compõem uma amostra da diversidade do povo brasileiro. Desse universo foram selecionadas as 100 fotos que integram a exposição. 

Participações especiais
A exposição, que já passou por Sorocaba e Araçatuba e encerra a temporada em Santos, tem curadoria de Genivaldo Amorim e participação de diversos fotógrafos convidados como Jardiel Carvalho, Erica D. Dezonne, Daniel Arroyo, Rogério Padula, Ciça Gregório e Marcel Pazinatto. 

Para saber mais sobre os fotógrafos e conhecer todos os personagens do projeto visite o site www.retratosbrasileiros.com.  

Na abertura da mostra será possível adquirir o livro Retratos Brasileiros (R$ 25,00). A obra também será comercializada pelo site http://retratosbrasileiros.com/loja/.