Destinos no Exterior

O Caribe da Colômbia

11/11/2017

Floresta Amazônica, Cordilheira dos Andes, Oceano Pacífico e Mar do Caribe. Tudo em um mesmo território de mais de um milhão de km². Sem dúvida, a diversidade geográfica da Colômbia impressiona, começando pela capital, Bogotá, com sua cultura, música, gastronomia e modernas construções em harmonia com estruturais coloniais. Mas é o Caribe colombiano que apresenta uma beleza quase surreal, com suas praias de águas azul-turquesa cristalinas, muito sol, cultura e história.
 

Cartagena das Índias
Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, Cartagena das Índias exibe quase cinco séculos de história e é o orgulho da Colômbia. Ali, a magia do Caribe se une à arquitetura colorida e pitoresca de seu centro histórico, que serviu de inspiração para Gabriel Garcia Márquez, prêmio Nobel de Literatura.  

A cidade possui o conjunto de fortificações mais completo da América do Sul. São 11 km de muralhas erguidas pelos espanhóis, que a protegiam de ataques estrangeiros. Dentro delas está grande parte da Cartagena antiga, como o Palácio da Inquisição, o Castelo de San Felipe e a Torre do Relógio, além de muitas igrejas antigas. 

Las Bóvedas, com 47 arcos e 23 abóbadas, é a última obra do período colonial dentro do perímetro fortificado. Já foi quartel e prisão, mas hoje abriga galerias de arte, bares e lojas de artesanato. Na parte nova de Cartagena fica o bairro do Bocagrande, com prédios altos e modernos. A cidade oferece praias como Bocagrande, El Laguito, Marbella, Crespo, La Boquilla e Manzanillo Del Mar.

 

San Andrés


Praias de areia branca e suave, mar cristalino, paisagens de tirar o fôlego e atividades típicas da região. Ali estão as autênticas praias caribenhas, onde o visitante encontra vários passeios, ótima gastronomia e boas opções de compras. O arquipélago próximo a Nicaragua é formado por San Andrés, Santa Catalina e Providencia e é conhecido por possuir um mar de sete cores. No Pico, o morro mais alto de Providencia, é possível ver claramente todos esses tons. Há cerca de 40 pontos de mergulho, que mostram as incríveis cores da vida marinha nos arrecifes, que contam com 85 diferentes espécies de coral. 

Entre as atrações, o incrível Hoyo Soplador no extremo sul da ilha de San Andrés, um fenômeno natural parecido a uma fonte, a alguns metros do mar. Os turistas também podem conhecer o ecossistema de mangues, repletos de mexilhões, caranguejos e iguanas no Parque Regional de Mangle Old Point, e ver uma barreira de corais de mais de 30 km no Parque Nacional Natural Old Providence, parte da Reserva da Biosfera Seaflower. Por lá, um bosque dá espaço para trilhas, observação de aves e outras atividades junto à natureza.