Destinos no Exterior

MSC revela os bastidores dos espetáculos do Cirque du Soleil a bordo do MSC Meraviglia

13/11/2017

A parceria de longo prazo entre a MSC Cruzeiros e o Cirque du Soleil permitiu a criação do conceito do Cirque du Soleil at Sea. A proposta consiste em um total de oito shows originais que estarão disponíveis exclusivamente a bordo dos quatro navios da geração Meraviglia, a partir deste ano, com o recém-inaugurado MSC Meraviglia, até 2020. Com o primeiro megatransatlântico desta geração já em operação, a armadora revela os bastidores da criação desta nova opção de entretenimento, inédita nos mares.

O projeto começou com Pierfrancesco Vago, presidente executivo da MSC Cruzeiros, que teve a visão de elevar o entretenimento a bordo para um novo patamar. Alinhada com o compromisso de sempre estabelecer parcerias com os líderes globais em inovação, a armadora fez o primeiro contato em 2013, por meio da divisão de eventos e projetos especiais da companhia circense, a 45 DEGREES, que levou Vago, o arquiteto De Jorio e outros membros da armadora a Las Vegas para vivenciar dois shows. A partir daí, nasceu um sonho: a MSC Cruzeiros começou a trabalhar com a equipe da 45 DEGREES para criar um espaço de entretenimento que seria dedicado aos dois primeiros shows do Cirque du Soleil para o MSC Meraviglia.


O teatro recebeu o nome de Carousel Lounge e foi integrado ao design do navio, que começou a ser construído em 2015. O espaço é um dos mais intimistas em que o Cirque du Soleil se apresenta, desafiando a equipe criativa a expandir os limites de sua imaginação neste ambiente único. O teto, por exemplo, é muito mais baixo em relação aos demais locais onde a companhia faz seus espetáculos, portanto um dos desafios foi criar diferentes tipos de atos aéreos e incorporar novos e fascinantes visuais. A área conta ainda com diversos recursos técnicos, como uma tela de LED de 40 metros, um palco rotativo, elevadores, escada retrátil, entre muitos outros elementos que serviram de combustível à equipe criativa no desenvolvimento dos conceitos de ambos os shows. Entre os atos dos espetáculos estão o aro aéreo, tecido acrobático, cintas, malabarismo roue Cyr, danças, duetos acrobáticos, escada e um beat-boxer.

Em 2016, o processo criativo começou e os conceitos para os dois espetáculos foram finalizados. A equipe da 45 DEGREES recrutou o elenco e iniciou oficinas em Montreal, no Canadá. Em maio deste ano, os artistas e a equipe criativa se estabeleceram a bordo enquanto o navio ainda estava no estaleiro, em St Nazaire, para finalizar os shows e ensaiar no espaço dedicado, dando os toques finais para as apresentações. O primeiro espetáculo foi realizado durante a inauguração do MSC Meraviglia, em Le Havre, na França, no dia 3 de junho.

Os artistas foram cuidadosamente selecionados pelo Cirque du Soleil para atender às necessidades específicas dos shows. Alguns deles se apresentaram em outros espetáculos da companhia circense, enquanto outros foram escolhidos especificamente para o Cirque du Soleil at Sea. Além disso, a seleção incluiu a busca por habilidades especiais e treinos para atender aos altos padrões exigidos pelos artistas. A equipe que realizou a seleção precisava encontrar artistas que fossem multidisciplinares, com experiência em dança e atuação, pois a natureza intimista do Carousel Lounge faz da presença de palco um elemento fundamental nestas apresentações.

Para realizar os shows a bordo, o elenco precisou se acostumar com a ideia de se apresentar em alto mar, portanto, a companhia trabalhou para garantir que as performances se adaptassem a essas condições, garantindo ao público experiências de alto nível todas as noites. Os espetáculos são altamente coreografados e contam com diversos cenários, de modo que, em situações adversas ou em casos de imprevisto, exista a possibilidade de fazer adaptações.

Para cada embarcação, haverá dois shows diferentes e contrastantes, cada um com um conceito, ambiente e história distintos. Cada performance incluirá uma trilha sonora original, encenação e figurinos. Para o MSC Bellissima, que iniciará suas operações em 2019, os preparativos para os dois novos espetáculos já estão em andamento.

Descubra mais sobre o Cirque du Soleil at Sea.