Santos

Associação dos Orquidófilos de Santos completa 74 anos

14/11/2017

A Associação dos Orquidófilos de Santos comemora 74 anos realizando a 1ª Mostra de Orquídeas Manoel Lancha (in memorian) nos dias 18, 19 e 20 deste mês, das 9 às 17h30, no Orquidário de Santos. A AOS é a terceira associação mais antiga do País, ficando atrás de São Paulo, Capital, e Rio de Janeiro. O ingresso para o parque e exposição das plantas premiadas custa R$ 8. Para o Pavilhão de Vendas, a entrada é gratuita. 

A exposição contará com plantas de associações de várias regiões do Estado que apresentarão mais de 500 orquídeas de espécies diversas. Haverá premiação (acessórios de uso no cultivo) para as três melhores plantas das seis categorias definidas: espécie brasileira, estrangeira, Brasilaelia, Cattleyas,  Híbrido, Micro-orquídea.

Em paralelo, no estande de vendas, à esquerda da entrada do Parque, haverá comercialização de plantas e mudas, para quem prefere acompanhar a evolução da planta até a floração, além de acessórios, vasos e cachepôs, macadâmia (substrato), adubos orgânico e químico. A AOS terá novamente no local o "Hospital de Orquídeas" que dará orientações sobre problemas com as plantas.

Oficina
Oficina de Cultivo será domingo e segunda -feira, das 14h30 às 16h30 horas, com 20 vagas disponíveis, e inscrição gratuita pelo 13-3205-2210 (horário comercial) ou pelo 13-98855-8327 . Os temas abordados serão replantio; melhor tipo de substrato para o Litoral, rega, adubação; umidade, ventilação, e luminosidade da região e principalmente sobre a adaptação das plantas para quem mora em apartamento.      

Sócios
Atualmente, a associação conta com 100 integrantes, a maioria vinda das oficinas de cultivo e replantio que acontecem em parceria com o Orquidário de Santos. O presidente da AOS e orquidófilo Paulo Sérgio Silva Cunha falou sobre os 74 anos da entidade. "A partir deste ano, vamos homenagear os primeiros sócios da AOS, com a entrega de uma medalha para os familiares. Um resgate da nossa linda história", disse Cunha. Ele justificou sua paixão pela flores. "Sou orquidófilo, pois considero a orquídea a flor mais perfeita da natureza. Não tem como não amar", disse.

O Orquidário fica na Praça Washington, sem número, no José Menino.