Baixada Santista

Fórum Social da Baixada Santista começa nesta sexta-feira (17)

16/11/2017

De sexta a domingo (17 a 19), diversas entidades, ONGs e movimentos sociais discutem problemas e soluções para a região no Fórum Social da Baixada Santista, na Unifesp, UniSantos e Cadeia Velha. O objetivo do encontro é fortalecer a sociedade civil para exigir transparência e exercer o controle social junto à gestão pública regional. 

 

Na abertura, às 9h, na Unifesp (Rua Silva Jardim, 136, Macuco), pescadores artesanais caiçaras e especialistas se encontram para troca de experiências.

Às 11h, os guaranis da Baixada Santista discutem sobre a sobreposição das Unidades de Conservação com as terras indígenas da região. Em seguida, às 14h, o tema será a saúde do povo indígena. São convidados, o procurador federal, Antônio Molina Saloia, a juíza estadual de São Vicente, Fernanda Menna, o representante da Funai, Christiano Hunter e da Fundação Florestal.

Durante a tarde, às 16h, o assunto apresentado será análise da atual conjuntura política, econômica e social, no campus da Unifesp na Rua Carvalho de Mendonça,144.

A partir das 19h acontece a abertura oficial do fórum, com a exposição dos objetivos do evento, por Sérgio Sérvulo da Cunha, coordenador do Fórum da Cidadania de Santos, e de Sylvia Batista, diretora da Unifesp Baixada Santista, seguida de apresentação do Grupo Vozes do Sindicato dos Bancários de Santos. Às 20h, Frei Betto ministra a palestra "Outro país é possível".

As atividades continuam durante todo o dia 18, das 9 às 18h, na UniSantos (Avenida Conselheiro Nébias, 300),  com oficinas, debates e palestras.

No domingo (19), das 9 às 13h, será o encerramento do evento na Cadeia Velha e Praça dos Andradas, no Centro, com a Festa Popular, sarau, intervenções artísticas, feiras de artesanato e orgânicos.

Na Cadeia Velha, às 11h, segue a discussão "Sociedade Civil e Transformações Sociais: resistência, participação e justiça social".

Ao final, será apresentada a proposta da carta "Outra Baixada é possível", a partir das propostas aprovadas durante as atividades realizadas pelas entidades participantes do fórum.