Casa e Decoração

Estilo Escandinavo: decoração nórdica e minimalista

18/11/2017

Minimalismo, conforto e equilíbrio definem o estilo Escandinavo. A decoração nórdica é tendência quando o assunto é decoração. Cores neutras e muita luz natural são determinantes para quem quer criar um ambiente neste estilo. Confira algumas dicas para incorporá-lo à sua casa:

Menos é muito mais 
Minimalismo é uma característica forte do estilo Escandinavo. Os ambientes devem ser claros, com poucos móveis, muito espaço e funcionalidade. A decor sóbria ganha vida por meio de elementos decorativos pontuais, como quadros e almofadas, e cada objeto e elemento tem sua função no espaço.


Branco, sim!
A cor predominante nesta tendência é o branco, mas outros tons discretos, como o bege, cinza e até o preto, surgem formando uma forte parceria. No piso e nos móveis, a madeira é a melhor opção, desde que em tons claros ou médios. Nas paredes brancas, opte por composições de quadros que sigam o estilo: cores neutras, desenhos minimalistas ou geométricos e frases, com molduras simples. Plantas dão um leve colorido no ambiente. Dê preferência aos cactos, que são característicos do estilo.

Luz natural
A iluminação natural é um dos destaques na decoração Escandinava.  A dica é deixar a luz entrar sem barreiras. Ou seja, as janelas devem estar sem cortinas pesadas ou adornos. Para o projeto de iluminação artificial, aposte em luminárias de piso e pendentes em cobre ou rosê.

Elementos em harmonia
A mistura de elementos é bem-vinda neste estilo. Materiais rústicos, como madeira de demolição e tijolo, entram em harmonia com o cobre, bronze e até o vidro. Abuse da combinação de móveis clean e elementos pesados e rústicos para dar um toque ainda mais especial para o seu decor.

LEIA TAMBÉM

Arquitetura com containers é cada vez mais comum