Simplesmente Vinho

Almoço em Canas de Senhorim no Dão

18/11/2017

Enoleitores,
Imaginem! É uma delicia poder passear pelas aldeias do Dão, em Portugal, vendo os campos com as videiras muito bem cuidadas, o pessoal colhendo as uvas, os tratores recolhendo as caixas, as caminhonetes transportando os cachos recolhidos para vinificar nas adegas… Sente-se o clima festivo, pois em outras épocas do ano não se vê quase ninguém por estas estradas.

São muitas aldeias que vão surgindo no caminho, como Santar, Silgueiros e Paço dos Cunhas, entre tantas outras. 

E, neste dia, após podar algumas filas de videiras, veio a hora do relax. Ao sair pelas estradas,  seguimos em direção a Canas de Senhorim, mais precisamente ao restaurante tradicional e tipicamente regional chamado Zé do Pataco, a convite da Cristina Souza, da Magnum Wines. É um local amplo, despojado e familiar, frequentado por pessoas da região. Fomos servidos de uma comida muito bem elaborada e saborosa. Iniciamos nossa refeição com polvo à moda, grelhado e servido com  batatas e legumes. 

Para acompanhar, foi servido o vinho branco Ribeiro Santo encruzado 2016. De cor amarelo palha, com reflexos dourados, leve transparência, brilhante; exalava frutas brancas e cítricas, mas predominava um mineral; na boca, seco, fresco, elegante, equilibrado, untuoso e longo, deixando um final de boca de baunilha. A seguir, foram trazidos um lombo de bacalhau a lagareiro e depois cachaço de porco — tudo muito saboroso! 

Para estes pratos, foi servido o vinho tinto Ribeiro Santo reserva 2013. De cor vermelho rubi violáceo, halo aquoso e brilhante; aromas de frutas negras, especiarias, leve floral e chocolate; no gustativo, seco, acidez correta, taninos finos, equilibrado e persistente, deixando uma boa fruta no final de boca.

Mesmo sendo um hábito português comer bacalhau bebendo vinho tinto, o prato ficou excelente com o branco encruzado, principalmente por haver passado em  barrica. Sua untuosidade equilibrou bem com a gordura do bacalhau.

De sobremesa, conhecemos o doce típico baba de camelo, uma espécie de mousse de doce de leite, e o famoso leite creme, o creme brulée da terrinha.

Esse dia, assim como outros que passamos pelas aldeias do Dão, permanecerão na memória,  trazendo boas recordações!

Enoabraços e uma ótima semana a todos!