Baixada Santista

Caminhada inicia comemorações dos 75 anos do Forte dos Andradas

21/11/2017

Para iniciar as comemorações dos 75 anos do Forte dos Andradas, a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea realiza, no dia 26, a sua 8ª Caminhada Ecológica. 

A caminhada tem percurso aproximado de 8 km e passará pelo interior do quartel militar, com subidas e descidas. O ponto de partida é a entrada do Forte na Rua Horário Guedes, s/n – Jardim Guaiuba (lateral da Praia do Tombo), e segue até a Praia do Monduba para uma pausa onde haverá outras atividades. Nesse primeiro momento na praia, acontecerão aulas de zumba, apresentações musicais, exposições de carros antigos e equipamentos militares, além de atendimentos para verificar a pressão arterial com enfermeiros. A partir daí, a segunda parte da caminhada segue até a parte histórica do Forte, em um percurso para os mais aventureiros.

As inscrições se esgotaram após 36 horas de sua abertura com 2.500 pessoas inscritas. Para o Major Rogério Mendes Viana, o evento é uma oportunidade de “aproximar a sociedade do quartel e divulgar o Forte”. Ele reforça às pessoas inscritas para levarem água e comida para o percurso.

O Forte dos Andradas é um patrimônio histórico-cultural para a Baixada Santista, construído para proteger o Porto de Santos. Possui mais de 2 milhões de metros quadrados de Mata Atlântica preservada e 300 metros de túneis cavados na rocha em 30 metros de profundidade. O local é aberto à visitação (exceto as segundas e quartas-feiras), basta o agendamento pelo telefone (13) 3354-2888 ou pelo e-mail [email protected].

Além da Caminhada, a comemoração do aniversário inclui uma formatura militar que acontece no dia 27 de novembro. Além disso, no dia 10 de dezembro será realizada a Corrida dos Fortes 10K, com largada na Fortaleza da Barra e chegada no Forte dos Andrades. As inscrições para a prova já estão abertas e são feitas aqui.