Simplesmente Vinho

Enogastronomia na IV Gala Da Quinta do Ribeiro Santo em Portugal!

11/11/2017

Enoleitores,

Dando continuidade ao assunto sobre as festividades da vindima de 2017, ainda sobre o IV Jantar de Gala das Vindimas da Quinta do Ribeiro Santo , chancelado pela Magnum Wines , que aconteceu no Solar dos Vinhos do Dão em Viseu . Vale compartilhar o belo evento que participamos , a convite do casal Carlos Lucas e sua esposa Cristina Souza.

Fomos recebidos , como citei na coluna passada , na área externa do antigo palácio , num belo jardim com pinheiros seculares aonde foi servido um coquetel ao som de músicas portuguesas ao acordeon , culminando na apresentação do Coro Misto Mozart .

Durante este tempo foi servido um coquetel variado com delicioso tartar de camarão,  gaspacho, mini bolinhos de bacalhau, choclos, e arrematou-se com um delicioso folheado de queijo da serra da estrela ao mel de alecrim . 

Havia uma estação de vinhos para irmos harmonizando a estas entradas , destaco o Ribeiro Santo bruto , um espumante de cor amarelo claro, brilhante , perlage fina e persistente , cremoso , aromas de frutas brancas e tropicais, no paladar sexo, fresco , equilibrado , longo e combinou muito bem . Foram servidos ainda um Branco é um rosé, o Ribeiro Santo Pinha Branco 2015 , um vinho de cor amarelo palha, reflexos verdeais, aromas de frutas cítricas como tangerina, na boca seco, acidez viva, equilibrado e longo ; o rosé foi o Ribeiro Santo – um rosado , transparente , brilhante , exalava aromas de frutas vermelhas , como morangos , no paladar seco, fresco, elegante, equilibrado e longo .

Após passamos ao salão que estava formado por mesas redondas de 10 lugares, com assentos demarcados.

O jantar iniciou com uma entrada de peixe branco sobre creme de tomate e ao perfume de manjericão , harmonizado ao vinho Alameda Reserva Branco , um vinho na cor amarelo palha, reflexos verdeais, olfato de frutas brancas, como pêssego , leve floral e mineral bem presente , no gustativo seco, boa acidez, elegante , equilibrado , untuoso e longo.Combinou muito bem com a entrada.

A seguir veio um lombo de bacalhau às migas , servido  com o Envelope Branco 2016, um vinho amarelo palha, transparente , no nariz muito mineral, frutas brancas maduras, no paladar seco , elegante, equilibrado , untuoso ,  casou bem com este prato, porem também experimentei com o Alameda que também combinou. A seguir fomos servidos o cachaço de porco Prêto , delicioso com ulcerem de berinjelas fumadas , e o vinho foi o Ribeiro Santo Reserva tinto 2009 , um vinho servido no tempo certo , harmonizou muito bem ao prato , apresentando- se na cor rubi granada, halo aquoso, olfativo revelando frutas negras maduras, especiarias, chocolate, couro, no pálato seco, acidez correta, taninos finos e macios, equilibrado, longo deixando um final de boca de fruta em compota .

Após o jantar fomos surpreendidos por um mágico que animou a todos por interagir ao público,  e finalizou- se o evento com uma mesa de sobremesas portuguesas variadas.
Uma recepção aonde a elegância e o requinte deram o tom da noite ! 
Enoabraços e uma ótima semana a todos!