Notícias

Campanha incentiva doação de sangue

23/11/2017

O número de doadores de sangue no Brasil não chega a 2% da população e a quantidade de material coletado não é suficiente para atender todas as necessidades de pessoas vítimas de acidente, que necessitam passar por cirurgias ou tratamentos. 

Com o objetivo de acabar com mitos que cercam o assunto e incentivar mais pessoas a doarem, está sendo realizada uma campanha nacional, cujo ponto alto acontece sábado (25), Dia Mundial do Doador de Sangue. 

Segundo o Ministério da Saúde, não há nenhum risco ou prejuízo para quem doa. Todo o material usado para a coleta de sangue é individual, descartável, estéril e apirogênico (não causa febre). Não há nenhum risco de o doador adquirir uma doença infecciosa com a doação de sangue.

Uma mesma doação pode beneficiar diversos pacientes, pois os componentes do sangue (plasma, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas) podem ser separados e cada um aplicado em uma terapia diferente. 
 

Hemonúcleos em Santos

Hospital Guilherme Álvaro – Rua Osvaldo Cruz, 197 (Boqueirão) – Segunda a sexta, das 7h às 17h
Santa Casa de Misericórdia – Av. Dr. Cláudio Luiz da Costa, 50 (Jabaquara) – Segunda a sexta, das 7h às 17h;sábados, das 7h às 11h
Beneficência Portuguesa – Av. Bernardino de Campos, 47 (Vila Belmiro) – Segunda a sexta, das 7h às 12h
Casa de Saúde – Rua Armando Sales de Oliveira, 138 (Boqueirão) – Segunda a sexta, das 7h às14h / sábado, das 7h às 11h
Hospital Ana Costa – Rua Amazonas, 143 (Campo Grande) – Segunda a sexta, das 8h às 14h

 

 Requisitos para poder doar

• Estar em boas condições de saúde.
• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
• Pesar no mínimo 50kg.
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e não ter ingerido bebida alcóolica 12 antes de doar.
• Apresentar documento original com foto recente.