Santos

chr39Cartório do Futurochr39 é instalado em Santos

23/11/2017

A primeira Unidade de Processamento Judicial da Comarca de Santos, conhecida como 'Cartório do Futuro', foi inaugurada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo nesta quinta-feira (23), no Fórum de Santos. A solenidade reuniu autoridades judiciárias, civis e militares, advogados e servidores da justiça. Na ocasião, o Tribunal também assinou parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Santos e a Universidade Metropolitana (Unimes).  

Unificando cartórios, melhorando a divisão de tarefas e a distribuição dos recursos humanos e do espaço físico, a unidade de processamento ajusta as unidades judiciais à nova realidade de trabalho resultante da implantação do processo digital, gerando mais produtividade e eficiência. A unidade de Santos abrange da 9ª até a 12ª varas cíveis, que possuem 16,5 mil processos em andamento – apenas em outubro receberam 460 novas ações. 

“Estamos modernizando o judiciário e um dos projetos é o Cartório do Futuro, que objetiva melhorar o fluxo de trabalho das nossas unidades e proporcionar mais organização e estrutura aos juízes", afirmou o presidente do tribunal, o desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. Após a inauguração, o magistrado recebeu o título de Cidadão Emérito de Santos, na Câmara Municipal, na presença do prefeito Paulo Alexandre Barbosa e outras autoridades.  

As primeiras unidades de processamento judicial foram implantadas em 2015. O modelo unifica três ou mais ofícios de mesma competência para processamento e cumprimento das determinações judiciais. As varas permanecem independentes e os gabinetes dos juízes recebem reforço no quadro funcional, com equipe dedicada a atividades do processamento digital, entre outras.