Destinos no Exterior

Paixão dos capitalistas

25/11/2017

Maior ilha do Caribe, Cuba surpreende os visitantes pela essência alegre e amistosa de seu povo, sua história, cultura, gastronomia e as lindas praias características do Caribe. O país, que por muito tempo ocupou o noticiário político, foi redescoberto pelo turismo internacional, atraído pelo cenário nostálgico de sua capital Havana e pelo belo litoral, com quase 500 km de praias de areias brancas e águas cristalinas, vida marinha exuberante e repleto de resorts de luxo, o que o torna um destino turístico de excelência. Como se vê, a ilha socialista sabe cortejar os capitalistas.
 

Velha Havana

Os velhos e coloridos carrões dos anos 50 e 60 já se tornaram símbolo da capital cubana, uma cidade singular e cheia de histórias a serem descobertas. Com suas construções antigas e ruas que parecem congeladas no tempo, Havana é um centro urbano muito rico culturalmente, com fortes representações na música, dança e outras manifestações artísticas. A cidade tem cerca de 15km de praias a menos de 15 minutos do centro. 


O bairro histórico, conhecido como Velha Havana, é classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade e reúne mais de 900 monumentos. Entre eles destacam-se a Catedral de San Cristobal, belo exemplo da arquitetura barroca cubana; o Castillo de La Real Fuerza, uma fortaleza do século 16 que é verdadeira maravilha da engenharia com fosso, ponte levadiça e muralhas de 10m de altura e 6m de espessura; a Plaza Vieja, um dos pontos mais vibrantes do bairro; e o Palácio Presidencial, antiga sede do Executivo que hoje funciona como museu.

O lado luxuoso da ilha

Varadero é o balneário mais famoso, com mais de 30km de praias típicas do Caribe e muitas opções de hotéis e resorts, a maioria de luxo e funcionando no sistema all-inclusive. O complexo hoteleiro recebe mais de um milhão de visitantes todos os anos. A experiência nesse cenário pode ir muito além de banho de sol e mar. Qualquer atividade aquática está disponível nessas praias, desde mergulho e snorkeling a nado com golfinhos. A oferta de lazer se completa com campos de golfe, SPA e centros de bem-estar.


Além das praias, Varadero conta com a reserva ecológica de Varahicacos, onde as trilhas são em meio a uma vegetação abundante e repleta de aves coloridas.; Longe da vida praiana, vale conhecer a "Atenas de Cuba", a cidade de Matanzas, que foi lar de poetas e escritores durante o século 19.

Já Villa Clara, embora também ofereça as famosas praias caribenhas, possui montanhas, manguezais e dunas. A capital da região, Santa Clara, conserva construções coloniais e reúne museus, igrejas antigas e parques que contam mais de três séculos de história.

Na costa norte da ilha fica a província de Holguín, um dos destinos turísticos mais populares do país e com praias de tirar o fôlego. Na cidade de Guardalavaca há inúmeros megaresorts ao longo de praias tropicais, emolduradas por verdes campos e colinas.  A capital da província, também chamada Holguín, é conhecida como cidade dos parques.

 

Alma cubana

Charuto – Cuba é o melhor produtor de charutos do mundo. A ilha oferece condições climáticas ideais para a produção do tabaco e o resultado final é um charuto de constituição, textura, sabor e aroma considerado perfeito. O mais famoso é o Cohiba. Para ser apreciado sem pressa.

 

Mojito – O drinque preparado com hortelã e rum branco fica ainda mais delicioso quando provado em um destino como Cuba. O típico rum produzido na ilha, como o Havana Club e o Arecha, faz toda a diferença na receita. 

 

La bodeguita Del Médio – O restaurante e bar é uma atração famosa em Havana por servir a deliciosa comida cubana e ter sido freqüentado por celebridades como o poeta Pablo Neruda, o escritor Ernest Hemingway e o presidente chileno Salvador Allende. O estabelecimento, com mais de 70 anos de história, ficou fechado por algum tempo depois da revolução cubana comandada por Fidel Castro.