Notícias

A Retrogradação de Mercúrio

25/11/2017

Em astrologia usamos como referência o movimento aparente dos astros em torno da Terra. Um desses movimentos aparentes é a retrogradação, em que um planeta parece estar se movimentando para trás, como se estivesse em marcha a ré. Ela ocorre quando o astro, no seu movimento de translação, encontra-se mais distante do Sol. No dia 3 de dezembro Mercúrio, planeta indicador da comunicação, do pensar, da lógica, das trocas, inicia movimento retrógrado que irá permanecer até o dia 22 do mesmo mês.

Por ser um comportamento diferente do habitual, a retrogradação indica que os assuntos relacionados ao astro não se desenvolvem de forma normal, fato já observado pelos astrólogos antigos. Ptolomeu, por exemplo, cita no Tetrabiblos, que “o planeta é mais forte quando rápido e direto, e mais fraco quando lento ou retrógrado, porque atua com menor efeito”. Quando retrógrado, a expressão do astro, astrologicamente falando, fica mais interiorizada, com dificuldades em se exteriorizar, ele não fornece o que seria de se esperar.

Embora o nome pareça estranho, ele não se trata de um fenômeno raro, ao contrário, acontece com bastante regularidade. Mercúrio costuma retrogradar a cada 116 dias, o que dá 3 vezes ao ano. Com exceção do Sol e da Lua, todos os outros astros podem retrogradar.

Em se tratando de Mercúrio é aconselhável cuidado redobrado ao assinar contratos, lidar com papéis, documentos, fazer acordos verbais como também em entrar em discussões com outras pessoas, pois eles podem sofrer atrapalhações, atrasos e também resultados inesperados. Os assuntos relacionados com comunicação tendem a ter contratempos, mal entendidos inexplicáveis. Por afetar também os estudos, exames, provas, uma boa dica é  que as pessoas se empenhem mais e não contem com a sorte. 

Mercúrio retrógrado também tem coisas interessantes como propiciar um período fértil para estudos mais concentrados, auto-análise profunda e uma recapitulação dos nossos pensamentos. É o momento para se resolver questões que ficaram pendentes em nossa mente, e também tirarmos assuntos que já se esgotaram.

 

Orbitando….
Cursos
– A Escola Santista de Astrologia promove curso de Tarot e Baralho Cigano. Infs. (13) 3284-9714.

 
Estrelando – O apresentador George Jorge entrevista o presidente do Sicon, Dr. Rubens Moscatelli, que fala sobre "O novo síndico". Assista pelo canal do YouTube: PGM Estrelando.

 
Arte de Viver – "A regulamentação da profissão de síndico" é o tema do Programa Arte de Viver, apresentado por Mônica de Lima Azevedo, na Santa Cecília TV, domingo às 20h, com reapresentação no sábado, às 20h30.

 

Fronteiras – Jadir Albino entrevista a terapeuta Kátia Ianaguivara que fala sobre "2018, o ano dos grandes relacionamentos em todas as áreas da nossa vida" no Programa Fronteiras da Ciência, na Santa Cecília TV, domingo, às 19h, com reapresentação no sábado, às 21h.