Notícias

Urban Jungle: natureza dentro de casa

02/12/2017
Urban Jungle: natureza dentro de casa | Jornal da Orla

Nem todo mundo tem um quintal amplo, mas, com algumas soluções de decoração, é possível trazer cores, aromas e plantas para dentro do lar. A decisão de viver cercado pela natureza tem nome: Urban Jungle, tendência que arremata cada vez mais seguidores. A arquiteta Patrícia Cillo dá algumas dicas para adotar o estilo e relaxar em meio ao verde sem sair de casa.

Plantas para ambientes fechados
Se o interior da sua casa recebe pouca luz natural, não desanime! Ainda assim é possível ter espécies lindas que resistem sem necessidade de regas constantes. Entre as plantas que se adaptam bem em ambientes fechados estão as bromélias, samambaias, costelas-de-adão e suculentas.


Vasos e cachepôs
Como a proposta é viver mais perto das plantas, vale à pena exibi-las com orgulho. Plantar os vegetais de cabeça para baixo também fica criativo e instigante.  Neste projeto especial para a Casa Cor, a arquiteta optou por vários tipos de vasos, ressaltando as plantas em cachepôs coloridos, jarros transparentes, tigelas de cerâmica e até taças de vidro.

Locais inusitados
Para criar um efeito interessante, instale o seu jardim doméstico em espaços inesperados: no meio dos livros, alto da estante, chão, aparador ou entre dois móveis.  “Deixe que as plantas cresçam e se esparramem para além dos limites esperados, por exemplo, lançando ramas para fora das prateleiras”, orienta.

Materiais naturais para equilibrar
Nos ambientes onde você passará mais tempo, como a sala de estar, equilibre as cores com materiais mais sóbrios. Para deixar o ambiente confortável, Patrícia contrabalançou o papel de parede com madeiras claras, como o freijó e o carvalho americano, presentes na estante, parede e teto. Além disso, fibras naturais marcam presença nos pufes.