Geral

13º: especialista ensina como utilizar a renda extra para organizar as finanças

01/12/2017

Com a proximidade do pagamento do 13º salário por parte das empresas, milhões de trabalhadores começam a fazer cálculos e definir como usarão o dinheiro extra na organização das contas e no pagamento das dívidas. Para auxiliar nesse processo, o especialista Flavio Araujo de Souza, docente da área de gestão e negócios do Senac, dá algumas dicas. 

Conheça seus gastos e recebimentos 
“Um exercício que devemos adotar durante todo o ano é relacionar todas as despesas e receitas mensais, ação que pode ser facilitada por aplicativos e planilhas disponíveis na internet. Com essa atitude, criamos a possibilidade de eliminar ou reduzir contas desnecessárias, ampliamos a visão geral das nossas receitas e facilitamos o planejamento das viagens e aquisição de bens, por exemplo”. 

Prefira o pagamento à vista 
“Com o salário extra de fim de ano, realize o pagamento das contas à vista, principalmente as do início de ano, como material escolar, IPTU e IPVA”.  

Não consegue quitar todas as dívidas? Priorize 
“Caso o valor recebido não cubra a totalidade das dívidas, o importante é priorizar as contas seguindo o critério de pagar primeiro as que possuem maior taxa de juros e, depois, as dívidas de cartão de crédito e cheque especial”.  

Pagamentos em dia, é hora de reservar 
“Depois de pagar as dívidas, se ainda tiver sobra de dinheiro, o ideal é fazer uma reserva. A escolha do investimento é feita de acordo com o perfil de cada pessoa. Para os mais conservadores, a poupança continua sendo o mais indicado, já que possui baixo risco e liquidez imediata na data de aniversário. Os de perfil moderado e agressivo, além de analisarem o risco e liquidez, devem observar as taxas de administração e IR (imposto de renda), que muitas vezes não são considerados na hora da aplicação. Importante analisar ainda o prazo em que esse recurso ficará investido”.