Destinos no Exterior

Banhos termais na Turquia

02/12/2017

Localizado na costa oeste da Turquia, Pamukkale conta com piscinas de águas termais propícias para banhos que atingem 35 graus Celsius e formam um dos cenários mais magníficos do planeta. Declarado Patrimônio Mundial da Unesco, o local apresenta uma formação calcária em montanhas que atingem até 200m de altura. O charme começa no nome: Pamuk é Algodão e Kale, Castelo. Ou seja, um lindo "Castelo de Algodão". 

Nessa mesma região está Hierápolis, conhecida como "Cidade Sagrada". Construída em II a.C., foi atingida por vários terremotos ao longo dos séculos e hoje é possível visitar suas ruínas, o que normalmente está incluso em um mesmo ingresso para acessar as piscinas naturais.
 

Formação do calcário – As águas termais contêm bicarbonato de cálcio e com a perda do seu dióxido de carbono surge a acumulação de calcário, o que traz diversas cores e formações de maneira peculiar. Acredita-se, de acordo com estudos científicos, que a região data de 14 mil anos e era comumente usada para banhos com a intenção de cura medicinal e de rejuvenescimento.

 

Piscina de Cleópatra – Próximo à Pamukkale existe a Antique Pool, também conhecida como Piscina Sagrada ou Piscina de Cleópatra. Crenças dizem que ela foi construída por solicitação da rainha egípcia e, atualmente, com um valor de ingresso é possível ao visitante deslizar por suas límpidas águas. A região guarda o maior cemitério da antiga Anatólia, com mais de mil sepulturas.