Em Off

Os ministros preferidos dos delinquentes de colarinho branco

09/12/2017

Bandidos de colarinho branco e seus advogados não escondem a predileção por dois ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Os queridinhos dos delinquentes são Gilmar Mendes (nomeado por FHC) e Marco Aurélio Mello (nomeado por Fernando Collor). Os dois ministros são os que mais garantem a liberdade de quem tem tido a prisão temporária decretada por considerar que está havendo abuso nessas medidas por parte de juízes de primeira instância.

O caso mais polêmico aconteceu recentemente, quando Gilmar Mendes mandou soltar, pela terceira vez, o empresário Jacob Barata Filho, que reina no transporte coletivo do Rio. Barata é acusado pelo Ministério Público de pagar propina durante anos a autoridades do Estado e de ter montado um esquema criminoso muito poderoso.

 

STF dividido
Se acusados adoram Gilmar e Marco Aurélio, de outro lado eles têm verdadeiro pavor de cair nas mãos dos ministros Edson Fachin, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso, que interpretam a Constituição de forma oposta.
Enfim, o STF está completamente dividido e o futuro da Lava Jato será definido em breve, numa espécie da luta do bem contra o mal. A conferir.