Roteiros Nacionais

Maceió: uma capital de múltiplos encantos

09/12/2017

As praias e piscinas naturais de águas mornas e transparentes são um dos fortes motivos para se apaixonar por Maceió, a capital de Alagoas que completou 202 anos dia 5 de dezembro. Os passeios de jangada levam os turistas para mergulhar em um verdadeiro "aquário" natural repleto de peixes coloridos, esponjas, moluscos e crustáceos a apenas dois quilômetros da orla. 

A capital teria se originado de um engenho de açúcar e, ainda hoje, abriga o maior terminal açucareiro do mundo. O nome Maceió, "O que tapa o alagadiço", de origem tupi, remete aos bancos de areia que formam lagoas temporárias, na beira do mar, durante as marés altas.

Aos atrativos naturais da bela capital juntam-se os encantos culturais e históricos como o Teatro Deodoro, a Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres e o Palácio dos Martírios, além da zona portuária do bairro Jaraguá. 

 

Belezas naturais

A orla urbana de Maceió é formada pelas praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas, adornadas por coqueiros e repletas de equipamentos turísticos como hotéis, áreas de lazer e de esportes ao ar livre. Sem precisar sair do calçadão, por todo caminho o visitante encontra bares, restaurantes, mercados de artesanato e lojas de produtos regionais.

Ao sul da capital, as Lagoas de Mundaú e Manguaba com seus manguezais garantem ao turista outra visão da cidade e o contato direto com pescadores e rendeiras como no Pontal da Barra, um polo de artesanato e de comidas típicas. Nove ilhas formam um arquipélago na Lagoa Mundaú. 

 Ao norte, mais distante do centro urbano, estão as praias de Ipioca, Pratagy, Sereia, Riacho Doce, Guaxuma e Jacarecica.  Ao sul, a Praia do Francês é uma das mais visitadas. 

Maceió é a porta de entrada para muitos outros destinos turísticos alagoanos como Paripueira e Maragogi, na Costa dos Corais, e os cânions do São Francisco e a foz do “Velho Chico”, na divisa com Sergipe.