Simplesmente Vinho

Viagem da Confraria Feminina Meia Taça de Santos

09/12/2017

Enoleitores,

No início de novembro, 20 confreiras da Confraria Feminina Meia Taça de Santos, da qual faço parte, fomos a Punta del Este (Uruguai),  para conhecer as vinícolas próximas a esta localidade, na região de Maldonado.

Foram quatro dias intensos nos quais aprendemos (in loco) todo o processo de vinificação, desde as parreiras nos vinhedos, passando pela chegada das uvas nas adegas, a maceração, a fermentação, o estágio em barricas (se utilizadas) até o engarrafamento . 

Muitas observaram tudo pela primeira vez, enquanto outras  já estavam habituadas a essas visitas. Mas todas unânimes quanto à importância  desta prática, que permite ampliar e fortalecer o conhecimento. 

Ser recebida por enólogos e sommeliers durante uma visita enriquece o aprendizado e a qualidade das degustações.

 Na chegada a Montevideu, a primeira a ser vista  foi a vinicola Bouza, onde almoçamos combinando pratos típicos  e vinhos, seguindo-se uma visita guiada  a adega.  Saímos direto para Punta del Este, e no dia seguinte foi a vez da Viña Éden, uma vinícola nova e linda, encravada no alto da montanha, com uma belíssima vista do campo. 

No terceiro dia,  fomos à imponente  Bodega Gárzon e, no quarto, no encerramento do encontro, optamos por assistir ao por do sol, em frente ao mar da praia Mansa, num local  ímpar em natureza, aliado ao ambiente rústico e requintado do parador “Imarangatu”,  um mix de bar-restaurante, onde brindamos ao por do sol com o vinho branco Flor de Ombu, num momento mágico e alegre.  

Passamos ao restaurante, seguindo-se à palestra e apresentação dos vinhos pela Fabiana Bracco, proprietária da Bodega Braccobosca, finalizando a noite num jantar harmonizado pelos seus vinhos à boa gastronomia apresentada, ao som de bossa nova, permitindo assim que concluíssemos  nosso encontro em alto astral. 

O objetivo da viagem foi totalmente atingido, pois era o de ampliar o conhecimento na elaboração dos vinhos, conhecer e degustar outros tantos, alguns que nem chegam ao Brasil. E, acima de tudo, permitir que laços de amizade, muitos iniciados há treze anos,  permaneçam trazendo muitas alegrias e prazer na convivência.

Enoabraços e uma ótima semana a todos !