Notícias

Decoração de Natal com segurança

09/12/2017

Dezembro chegou! É o momento de enfeitar a casa para o Natal. Para uma bela decoração, seja na fachada do imóvel ou interna, é importante estar atento à segurança a fim de evitar que acidentes aconteçam. 
 

Quem opta por reutilizar a decoração dos anos anteriores, deve observar as condições de piscas-piscas e outros adornos que necessitam de energia. Fios ressecados ou rompidos devem ser imediatamente trocados por novos, para que não haja choques elétricos, curtos-circuitos e até incêndios, além de gastos desnecessários no consumo.

Cheque também as instalações elétricas antes de ligar qualquer enfeite natalino à tomada. Verifique se a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites, são compatíveis com a carga elétrica requerida. 

Para evitar sobrecarga de energia ou superaquecimento das luzes, a dica é ligar os enfeites em diferentes tomadas. O ideal é que os acessórios tenham fusíveis de proteção para não comprometer o circuito da casa. Os piscas-piscas mais recomendados são os de LED que são seguros e econômicos. Na fachada, invista em luzes que sejam resistentes à água e, apesar disso, não as instale em áreas molhadas, como piscinas.
 

Regras de ouro
Crianças e animais de estimação devem estar longe da Árvore de Natal, pois eles podem sofrer choques elétricos ou provocar acidentes. E não se esqueça de desligar os enfeites luminosos antes de sair de casa e na hora de dormir!