Baixada Santista

Itanhaém fica com a melhor colocação da Baixada no Ranking Ambiental Paulista

14/12/2017

Mais uma vez, Itanhaém recebe o reconhecimento estadual por suas políticas públicas de gestão ambiental. A Cidade ficou em 9º lugar no Ranking Ambiental Paulista 2017, do Programa Município VerdeAzul, sendo a melhor colocada da Baixada Santista, com 90,25 pontos. Esta é também a colocação mais alta desde que o programa foi instituído, há dez anos. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (13), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A campeã paulista foi Novo Horizonte, com 97.45. Confira o ranking completo  aqui.

Na edição atual, apenas 48 municípios paulistas (dos 571 que foram avaliados) obtiveram o certificado do PMVA. O desempenho de Itanhaém foi crescente ao longo do ano, com a soma das parciais: na primeira, em junho, teve 47,87 pontos; na segunda, de setembro, subiu para 70,16. O salto foi da 22ª posição na penúltima etapa para a 9ª na última – os outros municípios da Baixada que foram certificados são Bertioga (10º) e Santos (39º).

Além do reconhecimento em si, o certificado de cada município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP. A Cidade também recebeu o Prêmio Franco Montoro – em homenagem ao ex-governador de São Paulo – como reconhecimento pelas ações desenvolvidas.

“É uma colocação que nos enche de orgulho, afinal de contas, Itanhaém ainda não havia chegado neste patamar em nível estadual. Entretanto, temos um grande desafio pela frente, que é de mantermos essa boa posição e preservarmos ainda mais nossas maiores riquezas. Queremos manter uma Cidade bonita e saudável, cada vez mais”, ressaltou o prefeito Marco Aurélio Gomes.