Notícias

Profissional qualificado e tecnologia são fundamentais para sucesso do implante dentário

16/12/2017

Uma dentição completa e saudável garante o sorriso bonito, que causa boa impressão e eleva a autoestima do indivíduo. Uma boca com dentes perfeitos é o sonho da maioria das pessoas, mas, além da questão estética e de seu impacto na vida social e profissional, a ausência de dentes traz graves problemas funcionais, comprometendo a mastigação, a articulação das palavras e até alterando a fisionomia, mudando o rosto ao longo do tempo.

Felizmente, hoje a odontologia dispõe de recursos para corrigir imperfeições e perda de dentes, como o implante dentário, indicado para restituir a perda de um ou todos os dentes.  "A odontologia avançou principalmente na recuperação dos ossos. O implante é uma raiz biônica. A parte visível é a prótese. Antes, se não tivesse osso suficiente para fixação do implante era muito difícil", constata o cirurgião-dentista Khalyl Kirsten, especialista em implantodontia. Como explica, hoje existem várias técnicas de enxertos para preencher esta lacuna, de transplantes com material colhido no banco de ossos ao uso de materiais industrializados e até de osso do próprio paciente. 

A perda óssea ocorre após um longo período de ausência de dentes, por isso o recomendável é agir rápido, pois, quanto mais íntegra estiver a região, maiores serão as chances de sucesso do implante e mais rápido será o tratamento. "O uso de dentadura, ponte móvel, faz perder osso dia a dia. Já com o implante não há risco de atrofiar, pois mastigando, falando, a pessoa estará estimulando os ossos", explica Klalyl.

Solução definitiva

O implante dentário é um procedimento cada vez mais procurado por oferecer solução definitiva tanto estética como funcional, mas é preciso ter atenção na hora de contratar o serviço profissional. Assim como aconteceu com a cirurgia plástica, que viveu um boom há alguns anos, a implantodontia vem ganhando popularidade, mas pequenos cursos não são suficientes para capacitar o profissional na técnica.

“A população fomenta suas necessidades e as pessoas têm mudado por causa da vaidade, se preocupam com a vaidade não com a função”, reconhece Khalyl Kirsten, enfatizando que para realizar o procedimento o profissional preciso ter experiência clínica, experiência cirúrgica e, depois, experiência em implantodontia.

“O risco de repetição com seqüela para a saúde é grande em um procedimento mal feito. O custo para refazer o tratamento é muito maior e o tempo é prolongado”, alerta. Segundo ele, entre os riscos pode ocorrer paralisia facial, parestesia facial (temporária), comprometimento do movimento labial. 

Como cuidados antes de contratar o serviço, Klalyl Kirsten indica verificar se o profissional está registrado no Conselho Regional de Odontologia na especialidade que ele oferece, perguntar sobre o profissional, observar o ambiente e as pessoas. “Os sinais que dão na clinica, no consultório, são indícios para pesquisar um pouco mais”, orienta.

“Área médica não é exatas, o procedimento cirúrgico nunca envolve exatidão. Qualquer cirurgião sério tem uma perspectiva do caso e é fundamental que o paciente entenda o que será feito”, conclui o especialista em implantodontia.

 

Serviço: Khalyl Kirsten, especialista em implantodontia, Tel. 3232-6966 e 3014-2654, www.drklalylkirsten.com.br