Simplesmente Vinho

Harmonizando gastronomia e vinhos nas confraternizações

16/12/2017

Enoleitores,

Estamos em época de brindes e confraternizações e também de preparo às reuniões do Natal e Ano Novo. É tempo de se preocupar com os cardápios e vinhos mais adequados. E um dos segredos do sucesso é saber harmonizar o vinho à comida, propiciando um equilíbrio entre os dois. Daí surgiu o termo francês "marriage" ou em espanhol "maridaje", pois, na realidade, deve-se chegar a um casamento feliz – um não deve se sobrepor ao outro, sem deixar prazer e lembrança.

Não cabe aqui eu explicar as regras, pois a teoria da Enogastronomia é extensa, embasa-se em regras específicas e conhecimento das diferentes cozinhas regionais, assim como das uvas cultivadas nos diversos terroirs. A dica que posso compartilhar é: procure sempre harmonizar uma receita culinária regional com vinhos das castas das uvas cultivadas na mesma localidade. Por exemplo, um coq au vin (frango), prato típico da Borgonha (França): procure cozinhar a ave num vinho pinot noir ou gamay simples e, ao comer, beba combinando com um pinot noir ou até um Beaujolais, como o da região de Moulin-à-Vent. 

Se optar por um leitãozinho assado à moda da bairrada, beba com um tinto português, de preferência um autêntico bairrada ou apenas da uva baga. 

Para uma paella com peixes e aves, vai bem um vinho branco da Rioja, da uva viura. 

Com um cabrito assado à moda italiana com molho agridoce, o vinho certo seria um tinto frutado da uva aglianico, do sul da Itália. Se o cabrito for à moda piemontesa, assado e condimentado, o vinho adequado seria um do Piemonte, da uva nebbiolo, tipo um barbaresco, um simples nebbiolo ou até mesmo um Barolo moderno. 

Aqui no Brasil, por ser calor, a gastronomia costuma ser mais leve, e os vinhos brancos secos e leves harmonizam bem com os peixes e frutos do mar grelhados. Se o molho for mais amanteigado, gorduroso, assim como a carne de camarão e lagosta, que têm gordura própria e leve doçura, o ideal são os da uva Chardonnay. 

Na próxima semana, falarei sobre a harmonização com um dos pratos mais apreciados nesta época do ano, o bacalhau, e também os vinhos mais indicados para acompanhar sobremesas, de acordo com as características de cada uma.

Enoabraços e uma ótima semana a todos!