Notícias

Hora de comprar ar condicionado!

16/12/2017

O verão está chegando! Este é o período mais apropriado para investir em um aparelho de ar condicionado. Mas para quem ainda não tem climatização em casa, a compra pode ser um verdadeiro desafio diante de tantas marcas, potências e modelos.  

Com a temporada de calor, a alta demanda reflete diretamente no custo da instalação do aparelho. "O valor varia de acordo com o local e leva em conta área do ambiente, dificuldade, infraestrutura disponível e outros detalhes exigidos pelo cliente", aponta o gerente da Midea Carrier, Gilmar Oliveira.

O profissional explica que, neste período, a instalação de modelo Split, de 9.000 a 12.000 BTUs (unidades que medem a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura), pode custar em torno de R$ 600. "Outro contratempo que o consumidor encontra nos dias quentes é a alta procura pelo produto ou pela instalação, podendo esperar mais de 30 dias pela visita de um técnico autorizado", comenta.

Antes de comprar um ar-condicionado, é preciso dimensionar a carga térmica do ambiente onde ele será instalado para saber qual a capacidade (em BTU/h) necessária. Alguns sites possuem um dispositivo chamado dimensionador para ajudar na tarefa de calcular a capacidade levando em conta o número de pessoas no local, luminárias, equipamentos eletrônicos, janelas e orientação solar.  

Opte por produtos que tenham o selo Procel de economia de energia que atesta melhor eficiência energética do equipamento, resultando em gasto menor, ou mesmo aparelhos com tecnologia inverter, que chegam a ser até 74% mais econômicos. "Ao optar por um modelo com opção quente e frio, o consumidor vai ter um produto que vai usar o ano inteiro", indica Oliveira.