Notícias

2018 – O ano do Cão de Terra

16/12/2017

O Ano Novo Lunar é a festividade mais importante para os chineses e costuma ocorrer no final de janeiro ou de fevereiro, já que varia a cada ano.  Sua celebração dura 15 dias, durante os quais são seguidos inúmeros rituais e tradições. Na véspera do Ano Novo os chineses limpam e arrumam a casa, cortam o cabelo, fecham as contas, presenteiam os Deuses protetores da casa, preparam as roupas, organizam a empresa e o comércio.

A cor vermelha, por ser yang e vibrante, predomina durante as comemorações pois ela simboliza a transformação, o movimento e a vida.  Além do vermelho, o amarelo e o dourado também são considerados cores boas, pois segundo os chineses, atraem a riqueza e a prosperidade. 

 

Na noite da véspera é servido o último jantar do ano no qual a família se reúne e são preparados pratos especiais para trazer sorte, riqueza e felicidade. Durante as festividades do Ano Novo as pessoas acendem lanternas vermelhas e penduram-nas diante da porta principal durante 15 dias. São sempre lançados fogos de artifício para espantar os maus espíritos, o azar e as más energias.  

 

Neste dia não podem faltar os bolinhos em forma de lingotes de ouro; o peixe que representa o dinheiro; as tangerinas, chamadas de laranjas da sorte; o prato feito com arroz moti que representa a prosperidade e o talharim (macarrão) que simboliza a longevidade. Todas as frutas e doces são servidos em bandejas ou pratos vermelhos. 

No primeiro dia do ano é comum as crianças e os solteiros da casa serem presenteados pela matriarca com um envelope vermelho com dinheiro e isto representa a generosidade e o desejo de boa sorte. 

O próximo ano chinês inicia em 16 de fevereiro de 2018 e será o ano do Cão de Terra. Na China o Cachorro é extremamente estimado pela sua lealdade e ele é o símbolo da justiça. Um dos pontos fortes deste novo ano será a?lealdade, honestidade e a fidelidade, e elas irão fazer parte de nossa vida nesse novo ciclo.  

Mas também teremos os momentos ruins e a fraqueza apontada pelo Horóscopo Chinês para 2018 será a dificuldade para confiar em novas pessoas, a falta de vontade de socializar e o vício em falar algumas mentiras para disfarçar a verdade. É um movimento de transição e as pessoas irão querer um pouco mais de “paz” interior.  Os políticos serão mais monitorados, observados e apontados quando tiverem que ser apontados, é um ano que nada passará em branco. 

Segundo Jussara, é um período propício para a realização de projetos, e a honestidade e justiça devem ser uma meta para este ano. O cachorro ama o reconhecimento e aqueles que prestarem atenção no bem-estar e saúde dos consumidores serão recompensados pelos clientes. Outra coisa forte para este ano é a questão da sustentabilidade, do não desperdício, pois o Cachorro não suporta esse tipo de coisa.

Profissões relacionadas ao atendimento e escuta de pessoas estarão em alta, pois o Cachorro sempre é “bom para ouvir”, mas também como é muito crítico fala o que tem que falar doa a quem tiver que doer. O grande segredo do ano, é “andar na linha”, o que na verdade deveria ser uma constante. A violência também não irá diminuir, mas algumas providências mais enérgicas serão tomadas… 

Grandes incêndios irão colocar a urgência de se tomar providências para que eles não ocorram mais. Espera-se que a economia mundial entre um pouco mais no eixo. 

Como temos o elemento TERRA, esse novo ano promete muitas preocupações sociais. As tensões entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte irão esquentar. A segurança e a estabilidade estão muito frágeis agora, e o perigo de um novo conflito a qualquer momento é grande, aliás foi em 2006, também um ano do Cachorro, que a Coréia do Norte anunciou a realização do primeiro teste nuclear de sua história. 

Orbitando….
Cursos
– A Escola Santista de Astrologia promove os novos cursos para janeiro: Astrologia, Tarot e Baralho Cigano. Infs. (13) 3284-9714. 

Estrelando – O apresentador George Jorge entrevista a cartomante Imar Lopes que fala sobre "As tendências das Cartas para 2018". Assista pelo canal do YouTube: PGM Estrelando. 

Arte de Viver – A presidente da Casa Vó Benedita, Elizabeth Rovai de França, é a entrevistada do Programa Arte de Viver, apresentado por Mônica de Lima Azevedo, na Santa Cecília TV, domingo às 20h, com reapresentação no sábado, às 20h30. 

Fronteiras – Jadir Albino entrevista os astrólogos George Jorge e Márcia Bernardo que falam sobre as tendências para 2018 no Programa Fronteiras da Ciência, na Santa Cecília TV, domingo, às 19h, com reapresentação no sábado, às 21h.