Mundo Pet

Aquário desenvolve tratamento indolor para pinguins e tartarugas

20/12/2017

Uma terapia mais segura, rápida e indolor para o tratamento de pinguins, desenvolvida com a participação da médica veterinária Cristiane Lassálvia Nascimento, do Aquário, deu origem ao primeiro livro sobre Terapia Fotodinâmica (TFD) em medicina veterinária no mundo. 

Na obra, com a participação cientistas de vários países, Cristiane e os pesquisadores Fábio Sellera e Martha Simões demonstram como a TFD foi eficaz em tratar feridas infeccionadas sem o uso de antibióticos e anti-inflamatórios, permitindo um tratamento com menos estresse ao animal. 

“Eliminamos a necessidade de injeções”, salienta Cristiane, explicando que o método consiste na aplicação de um gel que é ativado por uma luz. “Essa técnica tem excelentes propriedades antimicrobianas e cicatrizantes”. 

Tudo começou em 2003, quando a TFD, já usada em seres humanos, começou a ser testada com pinguins no Aquário. “Os resultados foram plenamente satisfatórios e a terapia pode ser usada em qualquer animal no tratamento de diversas doenças”, explica Cristiane. 

Segundo ela, os animais se adaptaram muito bem ao novo tratamento. “Alguns pinguins se condicionaram ao tratamento e estendiam o pé para receber a terapia”. 

Além de tudo isso, a técnica ainda é mais barata do que o uso de antibióticos e anti-inflamatórios.