TV em Transe

Folhetim vergonhoso

21/12/2017

Completando um mês no ar, a novela "Apocalipse", da Rede Record, já entrou para a história da tevê. E por um motivo nada louvável: o uso explícito da teledramaturgia como instrumento de doutrinação religiosa.

No início, a atração foi vendida pela emissora como "uma reflexão sobre ciência e fé". Mas o que se vê é um anúncio da Igreja Universal travestido de novela.

A linha de história bíblicas, que vinha sendo mantida de forma bem-sucedida (em especial com "Os Dez Mandamentos"), deu lugar a uma trama contemporânea onde fica explícita a intenção de arrebanhar fieis.  

Comenta-se que o script original de Vivian de Oliveira vem sofrendo mudanças e cortes por imposição dos bispos da Universal do Reino de Deus. Pra completar a ingerência, Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo, virou supervisora do texto. Por sua vez, Vivian de Oliveira retirou a novela de sua lista de trabalhos na conta que mantém no Instagram.

O resultado é um desastre completo e não causa surpresa o fato de a audiência estar em queda livre. A estreia, dia 21 de novembro, obteve 13 pontos de média. De lá pra cá, "Apocalipse" perdeu mais de 50% de seus telespectadores. O capítulo de sexta-feira (15), não passou de 5,8 pontos – seu recorde negativo.

Retorno ao "básico" – Como agora o estrago foi feito, já estariam pensando em encurtar a bagaça em cerca de dois meses pra voltar aos folhetins bíblicos. "Apocalipse" daria lugar a uma novela baseada no Gênesis.
 

Rindo à toa – Quem se aproveita dessa situação é o SBT, cada vez mais folgado na segunda colocação com a infantil “Carinha de Anjo” – no dia 15, por exemplo, ela alcançou 8,9 de média.
 

Cozinha rendendo – A final da terceira temporada do “Bake Off Brasil”, no SBT, foi exibida sábado passado. O anúncio do vencedor garantiu à emissora a ótima média de 12 pontos no ibope. Mais uma prova de que os reality culinários continuam em alta na telinha e rendem bons índices quando os produtos são bem trabalhados.