Destinos no Exterior

Mercados de Natal

23/12/2017

As imagens dos antigos cartões de Natal, a figura do Papai Noel, o boneco de neve e até as comidas pesadas para quem vive nos trópicos, tudo remete ao clima frio e aos cenários de puro encantamento de muitas cidades européias, que nesta época do ano ganham uma aura de magia com os mercados de Natal, tradição que nasceu na Idade Média.  Só na Alemanha há cerca de 150 – mais de 60 deles na capital, Berlim. Em Munique, além do mercado de Natal, em dezembro também acontece o festival de inverno. 
 

Alguns mercados da Alemanha

Frankfurt – Presentes, enfeites de Natal e gastronomia típica são encontrados no mercado de Frankfurt, que existe desde 1393. As tendas são armadas ao redor da Praça Römerberg e da Igreja de São Nicolau, além de algumas áreas nas imediações. 

Baden-Baden – A feira de Natal desta pequena cidade alemã é rodeada pela Floresta Negra e conta com diversos programas culturais, como apresentação de corais.
Dresden – Funciona há quase 600 anos. Artesãos da região ocupam mais de 250 barracas (ao lado), comercializando produtos tradicionais. O destaque é o festival anual do pão doce (stollen), que acontece no segundo domingo de dezembro.

Nuremberg – A cidade organiza um dos maiores e mais conhecidos mercados de Natal do país, que data do século XVII. As barraquinhas se espalham pelo centro histórico.

Viena (Áustria)
Foi na capital austríaca que aconteceu o primeiro mercado de Natal da Europa, no final do século XIII. Hoje, há mais de uma dúzia deles pela cidade, sendo que o maior acontece junto à prefeitura, na Rathausplatz.
 

Estrasburgo (França) 
Um dos maiores e mais famosos da Europa, o mercado de Estrasburgo teve sua primeira edição em 1.570. As barraquinhas ficam espalhadas em diversos pontos do centro da cidade, todo decorado com enfeites e luzes. Estrasburgo é conhecida como "a capital do Natal". 

 

Praga (República Tcheca)


Com vários mercados típicos, Praga organiza o maior deles na Praça da Cidade Velha, que recebe um imponente pinheiro enfeitado e dezenas de barracas, que vendem artesanatos em madeira (incluindo as clássicas marionetes tchecas), cristais e palha, além de guloseimas. Vale também conferir os mercados em outros lugares da cidade, como na Praça Venceslau.

 

Copenhagen (Dinamarca)
Entre os vários mercados de Natal da cidade, o mais famoso fica dentro do Tivoli Gardens, o segundo mais antigo parque temático do mundo, que nesta época é decorado com centenas de pinheiros de Natal e milhares de luzes. Uma das maiores atrações é o lago congelado transformado em pista de patinação no gelo. 

 

Madri (Espanha)
A Plaza Mayor em Madri abriga desde meados do século XIX um dos mais tradicionais mercados natalinos da Espanha. O presépio montado na Casa de la Panderia é um dos destaques.