Roteiros Nacionais

Fim de ano no Nordeste

23/12/2017

O Nordeste brasileiro é destino de férias para milhares de turistas, brasileiros e estrangeiros, e várias cidades realizam animadas festas de final de ano, antecipando a badalação e alegria típicas da temporada de verão.
 

Fortaleza (foto)- Na capital cearense a programação do Natal de Luz reúne uma série de atrativos culturais em vários cantos da cidade. A tradicional virada do ano, no aterro da praia de Iracema, terá programação gratuita para turistas e moradores com 12 shows de grandes nomes da música local e nacional, como Xandy Avião, Wesley Safadão, Simone e Simaria, Capital Inicial e Luan Santana. A queima de fogos terá duração de 18 minutos. A estimativa é reunir um milhão de pessoas no local, sendo mais de 600 mil turistas. 
 

Recife – Os festejos de fim de ano na capital de Pernambuco são embalados por artistas locais e tradições nordestinas, como os pastoris e reisados. O Cais da Alfândega, no bairro Recife Antigo, está decorado com um autêntico Natal nordestino. Para entrar em 2018 com os pés na areia, os recifenses e visitantes contarão com a já tradicional queima de fogos na orla de Boa Viagem e com muita música pernambucana para embalar a festa. Entre os artistas da terra escalados estão Genival Lacerda, Almir Rouche, Geraldinho Lins e Nando Cordel.

 

Natal – Desde o dia da padroeira, Nossa Senhora da Apresentação, em 21 de novembro, Natal está em festa. E até 6 de janeiro, dia dos Reis Magos, a cidade não terá sequer um dia sem atividades relacionadas ao Natal e ao verão potiguar. Comerciantes e moradores disputam o título de quem melhor retrata o espírito do Natal em vitrines e fachadas. O ponto alto dos festejos é na Praça de Mirassol com uma árvore gigante de 114 m de altura. No entorno dela, moradores e turistas acompanham a programação cultural diária, que vão de shows musicais, dança, concertos, corais e feira de gastronomia e arte.

 

Salvador

Passados os festejos natalinos, começam os shows da virada. O fim de ano em Salvador terá 29 artistas no palco da Arena Cidade da Música e 70 horas de apresentações musicais. Os shows vão de 28 de dezembro a 1º de janeiro e inauguram um novo espaço de grandes eventos na cidade, localizado na orla da Boca do Rio. Entre as atrações, Carlinhos Brown, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Daniela Mercury, Marília Mendonça, Luan Santana, Jota Quest e outros. O festival tem acesso gratuito, exceto para quem optar pelos camarotes. O público estimado é de 500 mil pessoas por dia. Também haverá queima de fogos em diferentes pontos da orla e da Baía de todos os Santos.