Simplesmente Vinho

Vinhos para harmonizar com bacalhau

23/12/2017

Nesta época de confraternizações, um dos pratos mais apreciados é o bacalhau — e ele fica melhor ainda quando harmonizado com um vinho adequadamente.

Se o prato for um lombo de bacalhau, ou mesmo bacalhau assado no azeite com batatas e legumes, o chardonnay com estágio em madeira, ou mesmo um português da uva encruzado, costuma fazer sucesso. 

Eu gosto muito de bacalhau com a uva alvarinho, pois a untuosidade do vinho equilibra com a do prato. Há quem não abra mão de seu tinto com bacalhau. Boas opções são os vinhos verdes tintos, os alentejano e os do Douro — e melhor se forem jovem e sem madeira. 

Porém, se a sua receita levar creme de leite, como o bacalhau às natas, ou o espiritual, o vinho tem que ser branco e, de preferência, um chardonnay amadeirado, pois vai equilibrar a gordura do creme de leite.

Já o bolinho de bacalhau vai bem com espumante branco ou rosè, pois a acidez mais elevada, unida à borbulha, limpa a boca da fritura.

Boa opção também para nossos dias quentes e pratos mais elaborados é o vinho rosé, uma espécie de coringa. Os tipos mais suaves e delicados, chamados de prensa, como os da Provence (França), combinam com peixes, frutos do mar e pratos mais leves. 

Já os de sangria ou mais intensos, como espanhóis, portugueses, italianos e do Novo Mundo, combinam com pratos mais encorpados, como paella, bacalhau e cous cous Paulista. Também vão muito bem com os assados, como o tender, pernil, peru e vitela.

Você já pensou em servir um vinho de sobremesa para enriquecer o sabor final da refeição? Eu aposto que faria sucesso! Com doces diversos e chocolate, um bom porto é coringa. Para bolos de nozes, doces à base de creme de ovos e leite, fios de ovos, bolos com calda à base de laranja, sirva um colheita tardia do Novo Mundo, um moscatel de Setubal, um Sauternes ou mesmo o Tokay Húngaro. É certo que deixarão prazer no momento, seguido de boas lembranças! 

Outra boa opção que serve para a maioria das sobremesas, inclusive sorvetes e bolos mais gordurosos, é a Asti italiana, ou os espumantes meio secos, que combinam com a doçura e limpam a boca da gordura dos doces.

Agora escolha os vinhos a serem servidos, que, com certeza, vão agradar a turma, tornando a reunião muito mais rica em sabor e boas recordações …

Enoabraços e uma ótima semana a todos!