Datas Comemorativas

Curiosidades e simbolismos do Natal

24/12/2017
Curiosidades e simbolismos do Natal | Jornal da Orla

Árvore de Natal

A árvore de Natal parece ter sido inventada por Martinho Lutero, na Alemanha. Em um passeio noturno por uma floresta, com céu limpo, o religioso teve a ideia de levar um pinheiro para casa e colocou uma estrela no topo dela, simbolizando a estrela que guiou os Reis Magos até Jesus Cristo.

Mas a tradição se tornou global a partir de 1850, quando a revista Illustrated London News publicou um desenho retratando a rainha Vitória e o príncipe Albert, ao lado da árvore de Natal da família real. A população britânica achou lindo e incorporou o costume, que depois se disseminou também nos Estados Unidos e, em seguida, no resto do mundo.

A primeira árvore de Natal montada no Brasil foi em 1909, no Rio Grande do Norte. Coincidentemente, a capital do estado leva este nome justamente por ter sido fundada em 25 de dezembro.

Peru

O peru de natal foi servido pela primeira vez nos Estados Unidos como prato principal da ceia em 1621, durante o dia de Ação de Graças, no estado de Massachusetts. Os hábitos alimentares variam de acordo com o país. Os franceses comem patês de trufas e frutos do mar, os portugueses não dispensam o bacalhau. Os alemães não comem peru nem farofa, os italianos consomem enguia. Na Espanha, é tradição a Rosca dos Reis Magos (Roscón de Reyes), com brinquedos no interior da massa.

Meias

As meias de natal existem devido a uma antiga lenda, em que uma família muito pobre colocou meias para secar e São Nicolau as encheu de ouro. Hoje em dia elas são recheadas de doces e guloseimas, para alegria das crianças.

Bolas natalinas

As bolas das árvores foram inventadas por um soprador de vidros da cidade de Lauscha, em 1847. Elas surgiram para substituir as maçãs que eram colocadas nas árvores de natal como enfeites. Inicialmente, eram feitas de pano.

Foi Edward Johnson, assistente de Thomas Edison (o inventor da lâmpada elétrica), quem teve a ideia, em 1882, de colocar luzinhas nas árvores de Natal. Mas elas só passaram a ser vendidas à população em 1890.

Presépios

O presépio foi uma criação de São Francisco de Assis. Ele reproduziu o ambiente onde Jesus nasceu para destacar a importância da simplicidade e da fraternidade.

Canções de Natal

Composta em 1856, “Jingle Bells” foi a primeira música cantada no espaço, em dia 16 de dezembro de 1965, na missão Gemini 6. Já a canção ‘Noite Feliz’ nasceu na Áustria, em 1818, na cidade de Arnsdorf. Quando ratos entraram no órgão da igreja e roeram os foles, o padre foi buscar um instrumento que pudesse substituir o antigo, para que o Natal não passasse sem música. Durante a procura, imaginou como teria sido a noite em Belém e surgiu a melodia.

Missa do Galo

Levar um galo ao ato religioso era um costume em Portugal e Espanha. Se o animal cantasse, isso seria um sinal positivo para o ano seguinte. Daí o nome Missa do Galo.

São Nicolau

O hábito de ofertar presentes também surgiu na Alemanha. “Beschern” significa “distribuição de Deus”, ou seja, os presentes de Natal seriam “ofertas de Deus”.

Na Idade Média, as crianças eram presenteadas por São Nicolau no dia 6 de dezembro. No entanto, os protestantes não gostavam dessa veneração ao santo católico. E, assim, o reformador Martinho Lutero fez com que a troca de presentes fosse transferida para 24 de dezembro. A partir de então, Jesus passou a trazer os presentes.

A figura do papai Noel é uma homenagem ao bispo católico São Nicolau, que presenteava crianças pobres no século IV. No entanto, o visual dele era marrom ou verde.

Roupa vermelha é ‘culpa’ da Coca-Cola

O Bom velhinho só passou a usar vermelho após uma agressiva campanha publicitária da Coca-Cola, em 1931.

Como se fala?
Nos idiomas derivados do latim, “Feliz Natal” apresenta variações:

Joyeux Noël, em francês;
Feliz Navidad, em espanhol;
Buon Natale, em italiano.