Notícias

Orla será monitorada por drones na virada do ano

26/12/2017

Três drones serão utilizados para monitoramento da orla, do Emissário Submarino até a Ponta da Praia, durante a virada do ano. Os equipamentos, disponibilizados por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), serão operados por técnicos especializados e as imagens acompanhadas por policiais militares e guardas municipais.

Segundo o secretário de Segurança (Seseg), Sérgio Del Bel, o objetivo é aumentar o campo visual do sistema de vigilância, proporcionando uma resposta mais rápida por parte das equipes de segurança distribuídas ao longo da praia. As imagens serão transmitidas ao vivo para um monitor portátil e ficarão gravadas para eventuais investigações.

Fogos
O espetáculo pirotécnico também terá tecnologia avançada. Dez balsas levarão um total de 17 toneladas de fogos, com todos os disparos comandados por GPS, assim como já acontece nas vira-das de ano de Dubai (Emirados Árabes Unidos), Londres (Ingla-terra) e Sidney (Austrália).

No Brasil, apenas Santos e o Rio de Janeiro vão usar a mesma tecnologia. Os 16 minutos de queima de fogos terão como novi-dade as bombas Timerain, que explodem em alturas muito mais altas do que as normais, e a Gosthsitel, que aparece em pontos do céu inesperados para o público.

A queima de fogos será uma realização da Secretaria de Turismo, com apoio da Costa da Mata Atlântica Convention & Visitors Bu-reau e VLI Multimodal.