Meio Ambiente

Campanha de verão alerta para limpeza das praias

04/01/2018

Nesta quinta-feira (4), às 12h, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) lança o projeto “Verão no Clima 2018”, na praia do José Menino, em Santos. A ação se estenderá por 27 dias em mais de 60 praias de 16 municípios do litoral paulista, conscientizando turistas e população local a manterem as praias limpas. 

Na programação, diversas atividades, como mutirões de limpeza, corridas, caminhadas, tendas temáticas e abordagens, acompanhadas de monitores ambientais, com o objetivo de conscientizar e esclarecer a todos sobre hábitos corretos de descarte e de redução de resíduos. 

Nos primeiros quatro dias de campanha serão realizadas atividades nas praias de Santos (Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e José Menino), São Vicente (Itararé), Praia Grande (Boqueirão e Cidade Ocian), Bertioga (Boraceia e Enseada), Guarujá (Tombo, Pitangueiras, Astúrias e Mangue do Perequê), Cubatão (Parque do Perequê), Peruíbe (Costão e Ribamar), Mongaguá (Centro e Agenor de Campos) e Itanhaém (Centro e Gaivotas).

Mais de 350 monitores e cerca de 1.500 voluntários estarão envolvidos nas atividades de educação ambiental, que visa promover uma mudança de comportamento nas pessoas em relação aos cuidados ambientais com as praias e com o meio ambiente.

No projeto deste verão, o grande diferencial será a introdução do tópico mudanças climáticas e a chamada “pegada de carbono”, que é a medição da quantidade total de emissões de gases do efeito estufa (GEE) causada direta e indiretamente por uma pessoa, organização, evento ou produto. O tema está presente na concepção da operação, idealizada com a preocupação de reduzir as emissões de GEE, tanto na logística de transporte, como na confecção de material de apoio. Este ano, por exemplo, não haverá a distribuição de sacolas de plástico nas praias para o acondicionamento de lixo.