Simplesmente Vinho

Um brinde aos bons papos!

06/01/2018

Enoleitores,
Estive no dia 27 no Petit Verdot, participando da confraternização em homenagem a jornalistas, a convite do simpático Zé Rodrigues e do Fernando Fernandes, da Vinhos e Tais. Foi um happy hour animado, um papo gostoso que rolou solto e descontraído, como costumam ser os encontros regados a bons vinhos.

Além dos vinhos o Zé organizou uma mesa com várias opções de beliscos, entre bolinhos de bacalhau, choriço português, queijinhos e dois tipos de arroz, um de bacalhau e outro de embutidos, que, por sinal, estavam muito bons!

Dentre os diversos vinhos servidos no evento, vale destacar o Gomila 2015, um blend de furmint e pinot blanc, da Eslovenia – este corte eu não conhecia. É um vinho apropriado para o verão. De cor amarelo palha, reflexos verdeais, transparente, brilhante; exalava frutas brancas e cítricas; na boca, seco, fresco, equilibrado. Combina bem com entradas, pratos leves à base de peixe e frutos do mar.

Outra boa surpresa foi o argentino de Tupangato (Mendoza), o Bressia Lágrima Canela 2013, um corte das uvas chardonnay e semillon. Trata-se de um vinho gastronômico, encorpado, já que descansa por 14 meses em barricas de carvalho francês. Sua coloração é amarelo-palha com reflexos dourados; oferece aromas de frutas tropicais, especiarias, baunilha; na boca, seco, acidez correta, equilibrado, untuoso e persistente.

Dentre os tintos, gostei muito do Quinta dos Castelares Grande Reserva 2011, um Douro Superior elaborado pelas uvas touriga nacional, touriga franca e tinta Roriz. Um vinho elegante, na cor vermelho violáceo; olfativo que remetia aos aromas de frutas negras, especiarias, leve toque floral; na boca, seco, acidez correta, taninos finos e macios, elegante, equilibrado e longo, deixando um final de boca que lembrava alcaçuz. Este também é um vinho que pede a combinação gastronômica.

Foi uma noite diferente e relaxante, na qual a troca e a espontaneidade do anfitrião, aliadas ao ambiente caseiro, puderam deixar uma sensação de calorosa acolhida em nossas memórias.

Enoabraços e uma ótima semana para todos !