Santos

Iniciada a fixação das estacas na Ponta da Praia

12/01/2018

A obra do projeto piloto da Ponta da Praia está avançando. Na quinta-feira (11), os mergulhadores iniciaram, com o apoio de uma draga, a fixação das estacas que servirão para guiar a instalação das bags no mar.

O trabalho começou próximo do trecho da mureta que foi demolido, na altura da Rua Afonso Celso de Paula Lima. Os tubos que serão usados para levar a areia até as bags já estão em Santos. Nesta quinta, mais uma parte desse material foi descarregada na praia.

De acordo com a Submar, empresa que está executando a obra, a montagem da linha de tubos está prevista para esta sexta-feira (12). O projeto piloto da Ponta da Praia consiste na construção de uma barreira submersa em formato de “L”, com o objetivo de minimizar a erosão e os danos causados pelas ressacas.

A estrutura terá mais de 500 metros e será formada por bags de tecido geotêxtil preenchidas com 7 mil metros cúbicos de areia.

Parte do tapete – 155 metros – que será instalado sobre o solo, e que ficará embaixo das bags quando a estrutura submersa for montada, chegou no final da tarde desta quinta-feira. A chegada da segunda draga que será utilizada na obra deve ocorrer até sábado.