Baixada Santista

Cubatão: obras para transformar teatro em unidade hospitalar devem começar neste semestre

12/01/2018

Estão em fase de conclusão os estudos técnicos, visando à adaptação do antigo prédio do teatro municipal como central de atendimentos de alta complexidade médica, anexa ao Hospital Municipal Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva, em Cubatão. A informação foi dada pela Fundação São Francisco Xavier, administradora do hospital, em reunião mantida na Prefeitura na quarta-feira (10).

Isso significa que as obras poderão começar ainda neste semestre. Quando a adaptação estiver completa, ali funcionarão uma câmara hiperbárica; um setor de Oncologia e outro de Nefrologia, com equipamentos para diálise e hemodiálise. 

Há recursos, da ordem de R$ 8 milhões, para a compra dos equipamentos. O dinheiro será proveniente de Termo de Ajustamento e Conduta (TAC) firmado com uma empresa local. Os serviços a serem prestados não existem hoje em Cubatão, e os pacientes têm de ser levados para unidades em outras regiões. O custo deste deslocamento é de responsabilidade da Prefeitura.

Segundo Abner Moreira de Araujo, diretor do hospital, o prédio hospitalar original abrigará uma parte da linha de atendimento de Oncologia, com os serviços de diagnóstico, prevenção, farmácia de manipulação e bloco cirúrgico. O restante do tratamento ocorrerá no prédio anexo, onde antes era o teatro.

Parte dos serviços que funcionará no hospital poderá ser entregue antes do prazo. 

Adaptações
Entre as adaptações previstas no prédio do antigo teatro constam a implantação de uma unidade de tratamento de água.

O vice-prefeito Pedro de Sá, que é engenheiro e também participou da reunião, sugeriu, na oportunidade, que as adaptações incluam melhorias no sistema de iluminação interna do prédio e paisagismo. Lembrou que, tendo sido idealizado para abrigar um teatro, o imóvel possui muitos pontos escuros e áreas de circulação com pouco conforto. Como unidade de atendimento à saúde, o prédio precisará propiciar as condições físicas para humanização do atendimento", disse.